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Projeto Tchê Ajudo humaniza atendimento de emergência
 
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14/11/2012

Projeto Tchê Ajudo humaniza atendimento de emergência

Entre os resultados previstos, está a redução de filas e do tempo de espera

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou na última segunda-feira, 12, no Pronto Atendimento (PA) Bom Jesus, o projeto Tchê Ajudo, com a proposta de humanizar e tornar mais resolutivo os atendimentos de urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além do Bom Jesus, também os PA Lomba do Pinheiro e Cruzeiro do Sul foram readequadas inicialmente para prestar aos pacientes e seus familiares um acolhimento mais ágil e encaminhá-los com maior rapidez à assistência adequada.

Entre os resultados previstos, está a redução de filas e do tempo de espera. Com o novo modelo de atendimento, a SMS pretende ainda antecipar soluções que evitem o surgimento de conflitos em sala de espera por causa da falta de informações. Mais adiante, o projeto será estendido aos hospitais. “Este é um sistema já utilizado em empresas públicas e privadas, que foi ajustado às características do Rio Grande do Sul, inclusive com o uso da expressão tchê na denominação. Vamos buscar uma maior aproximação entre os usuários dos serviços e os servidores, numa parceria com a qual desejamos ampliar e qualificar o atendimento”, disse o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli.

Conhecimento - Vinculado à Coordenação Municipal de Urgências e Emergências da SMS, o Tchê Ajudo conta com a participação de estudantes de nível superior de Serviço Social e Enfermagem para atuar no acolhimento aos pacientes e familiares. Antes de assumirem a tarefa, eles receberam treinamento específico para o trabalho nos saguões de entrada das unidades de pronto atendimento, que será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Desta forma, o projeto tem o objetivo também de possibilitar aos estudantes da área de saúde o conhecimento prático do SUS como complemento à base teórica, de modo que todo o sistema de saúde venha a se beneficiar desse aprimoramento ao longo do tempo. Os estudantes ficarão responsáveis ainda pela divulgação do projeto nas instituições de ensino e pela realização de pesquisas de campo para averiguar a satisfação de pacientes e familiares atendidos.

Piloto - Durante o projeto piloto que antecedeu a implantação do Tchê Ajudo, entre junho e setembro, os estudantes passaram, entre outras atividades, pela observação de rotinas das salas de atendimento do PA Bom Jesus, por visitas guiadas ao ambulatório do Centro de Saúde que faz parte do complexo e a instituições da região da Gerência Distrital Leste. Também elaboraram pesquisa, em conjunto com o Serviço Social, sobre o perfil de pacientes que procuram a emergência local. Foram registrados nesse período 1.155 atendimentos – 83% a pacientes de Porto Alegre, 12% de Viamão, 2% de cidades da Grande Porto Alegre (como Alvorada e Cachoeirinha) e 3% de municípios diversos. A maior parte dos pacientes (53%) foram adultos de várias faixas etárias. Depois, vieram crianças (26%), idosos (14%) e adolescentes (7%).

Durante o lançamento do projeto, a representante do Conselho Distrital de Saúde Leste, Maria Encarnación Ortega, ressaltou a importância da escuta qualificada das necessidades do paciente para a melhoria da assistência oferecida pelo SUS. Para ela, o Tchê Ajudo será um instrumento importante para garantir aos usuários o acesso à informação e também para acompanhamento e avaliação da eficiência dos serviços.  


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA

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