.
 
 
Divulgado resultado do prêmio Saúde da População Negra
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/11/2012

Divulgado resultado do prêmio Saúde da População Negra

Premiação estimula a melhoria de indicadores de saúde

A segunda edição do prêmio Promoção da Equidade em Saúde – Saúde da População Negra, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já tem os ganhadores definidos. Na categoria Experiências Exitosas (destinada a projetos bem-sucedidos desenvolvidos em unidades de saúde ou instituições), venceu o trabalho inscrito pela Unidade Básica de Saúde Chácara da Fumaça, que promoveu sessões de cinema e esquetes para chamar atenção de adolescentes sobre as condições de saúde da comunidade afrodescendente. Na categoria Artigos Acadêmicos, saiu vencedora Cleusa Maria Machado Gomes, autora de um estudo comparativo do abandono do tratamento de tuberculose por mulheres brancas e negras no Serviço de Tisiologia do Centro de Saúde Bom Jesus, pertencente à Gerência Distrital Leste-Nordeste.

A premiação será entregue dia 23 de novembro, às 16h, em solenidade no City Hotel, em Porto Alegre. Além do prêmio, os ganhadores das duas categorias participam de um intercâmbio com a Secretaria Municipal de Saúde de Moçambique (África), com despesas cobertas pelo Ministério da Saúde. Para o vencedor da categoria Experiências Exitosas, a estadia será de sete dias, com direito a viajar acompanhado de duas pessoas integrantes da equipe responsável pelo projeto, sendo uma de nível superior e outra de nível médio ou fundamental. Todos os membros da equipe da unidade onde foi executado o trabalho obterão certificados, e o serviço de saúde receberá uma placa referente à premiação. Para o autor do artigo acadêmico, o intercâmbio em Moçambique terá duração de cinco dias. Todos os trabalhos que foram selecionados para a segunda fase do julgamento serão publicados pela SMS e amplamente divulgados.

Incentivo - Instituída em 2011, em parceria com o Ministério da Saúde, a premiação estimula a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e se justifica pelo fato de que essa comunidade apresenta condições de saúde desiguais em relação à população branca em todo o Brasil. Os indicadores revelam que os afrodescendentes estão mais sujeitos à aids, sífilis, tuberculose, mortalidade materna e mortalidade entre jovens. De acordo com o livro “Olhares Sobre a Equidade em Saúde: Elementos Acerca da Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra em Porto Alegre”, os riscos, em todos esses casos, chegam a ser mais que o dobro para negros em comparação aos brancos. O livro, assinado por vários autores, começou a ser distribuído dia 27 de agosto, quando foi lançada a edição deste ano do prêmio.

Em busca da melhoria dos indicadores, a SMS vem capacitando profissionais de saúde para atuarem pela mudança de atitude frente aos problemas da população negra e inclui no Plano Municipal de Saúde normas específicas para atenção a essa comunidade. Essas e outras iniciativas contam com a participação do Movimento Negro.

Para o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, o que vem sendo feito em Porto Alegre, incluindo os registros documentais inseridos no livro lançado recentemente, poderá servir de modelo a outros municípios. “Da mesma forma, a troca de experiências com outras cidades e outros estados também poderá trazer colaborações relevantes para a consolidação de uma política de saúde acolhedora para toda a população, sem distinções e como regra em todos os serviços oferecidos”, afirma.  


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581