.
 
 
Doenças crônicas: convênio qualificará avaliação nas escolas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/11/2012

Doenças crônicas: convênio qualificará avaliação nas escolas

Convênio possibilitará prevenção de doenças entre alunos das escolas infantis

João Batista - Divulgação PMPA

Foi assinado na manhã da última quarta-feira, 14, convênio entre Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para a execução de programa de prevenção de doenças crônicas não comunicáveis nas escolas de educação infantil da Rede Municipal de Ensino.

Na cerimônia, ocorrida no Salão Nobre da Reitoria da universidade, estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Cleci Jurach; a coordenadora do setor de Nutrição da Smed, Annelise Barreto Krause; o reitor da Ufrgs, Carlos Alexandre Netto; e o vice-reitor, Rui Vicente Opperman, além de outros representantes da Ufrgs e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa).

Segundo Annelise, com a parceria será possível a atuação em duas frentes. Em um primeiro momento, representantes da entidade federal integrarão os programas de avaliação nutricional já realizados pela Smed nas Escolas Municipais de Educação Infantil. Essas avaliações, que acontecem em data marcada em cada umas das instituições, permitirão descobrir doenças como diabetes, hipertensão e doenças vasculares em estudantes com até cinco anos e 11 meses de idade a partir de dados como avaliação de peso, altura, pressão arterial e cintura abdominal, que serão encaminhados para tratamento por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal.

Em seguida, será possível atuar também na prevenção dessas doenças entre os alunos. Com os dados obtidos, professores de diversos cursos da Ufrgs e integrantes do setor de nutrição da Smed aplicarão questionários aos pais dos estudantes com perguntas referentes a fatores genéticos e a hábitos alimentares e estilo de vida das famílias, com ênfase nas ingestões de sal e açúcar por parte das crianças.

Para Annelise, o convênio é mais uma conquista nas ações que já são realizadas nas escolas infantis. “Além disso, contribui bastante porque a universidade não virá apenas buscar informações, mas sim nos ajudar efetivamente nos esforços de detecção e prevenção dessas doenças”, explicou. A parceria terá duração até o final de 2014, podendo ser renovado. 


Autor: Gilmar Martins
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: João Batista - Divulgação PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581