.
 
 
Dos consultórios às páginas de um livro, médicos gaúchos são homenageados em projeto inédito do PGQ
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/11/2012

Dos consultórios às páginas de um livro, médicos gaúchos são homenageados em projeto inédito do PGQ

A obra fará um reconhecimento a profissionais de diversas áreas, pelo trabalho com qualidade, competência e inovação desenvolvidos nas últimas duas décadas

No mês de dezembro, o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), estará lançando um projeto inédito para celebrar os 20 anos de atuação no Rio Grande do Sul. O livro “Vidas de Qualidade – Trajetórias de Sucesso nos 20 Anos do PGQP” fará um reconhecimento a profissionais de diversas áreas, pelo trabalho com qualidade, competência e inovação desenvolvidos nas últimas duas décadas. Entre os homenageados, os médicos Drº Germano Mostardeiro Bonow e Drº José Camargo, na categoria Saúde.

A obra escrita por Luís Augusto Fischer e fotos de Eurico Sallis, foi elaborada sob a curadoria do diretor do Instituto Gerdau, José Paulo Soares Martins, e coordenação geral do jornalista Marcello Beltrand. Para a escolha dos profissionais referenciados, a equipe responsável pelo livro definiu as categorias e convidou para reuniões de trabalho representantes da sociedade, com atuação relevante em cada uma das áreas. Todos os convidados atuaram voluntariamente, integrando um Comitê Externo de Avaliação, cuja finalidade foi selecionar de maneira soberana os homenageados.

Do sul ao norte do país, é desta forma que tem inicio a carreira profissional do médico e mestre em Saúde Pública, Dr. Germano Mostardeiro Bonow. Natural de Porto Alegre, Bonow tinha como objetivo se tornar marinheiro, mas em processo seletivo para esta formação o destino foi modificado. Surgia nele então um novo rumo acadêmico, entre os anos de 1963 e 1968 cursou Medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul. E foi no ano seguinte a sua formação que se mudou para Benjamin Constant, no Amazonas, onde começou a atuar em um cenário peculiar, sem água tratada, eletricidade e telefone.

Após dois anos, o porto-alegrense decidiu retornar a terra natal, para dedicar-se a saúde pública, quando ingressou nos quadros da Secretaria Estadual da Saúde. Com as necessidades apontadas no setor, Bonow aprimorou seu currículo, especializando em Administração da Saúde Pública, e posteriormente o mestrado na mesma área. Sem se desligar da atuação em prol da saúde pública, o médico atuou por três mandatos como Secretário de estado da Saúde e Meio Ambiente e Deputado Estadual em quatro legislaturas. Atualmente não mais na gestão direta, mas segue empenhado nas causas por melhorias nos atendimentos de saúde do Estado.

Dr. José Jesus Camargo, natural de Vacaria e criado em propriedade rural, traz de sua infância a busca constante por conhecimento. Devido as tarefas com a lida campeira, foi no quarto ano que o tão consagrado hoje Dr. José Camargo deu inicio a uma escola regular no interior do município que residia. Mas foi em Porto Alegre que formou-se em Medicina pela UFRGS, e direcionou a carreira para atendimento cirúrgico. Durante a residência, conheceu o professor Ivan Faria Correa, que o motivou a realizar o primeiro transplante de pulmão. Foi em 1989, após uma década de estudos e aprendizados, que Camargo protagonizou o primeiro transplante de pulmão da América Latina. O caminho para prosseguir na busca de experiência e condição de oportunizar enfermos a este procedimento foi árduo. Os investimentos foram do próprio bolso e a insistência em obter resultados práticos e objetivos, conduziram o Dr. Camargo a um estágio na Clínica Mayo, nos Estados Unidos. Dr. José Jesus Camargo é hoje um consagrado cirurgião, empreendedor acadêmico, médico e escritor.

SOBRE O PGQP

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) tem a missão de promover a competitividade sustentável do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Jorge Gerdau Johannpeter e do Conselho Diretor Ricardo Felizzola. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 9,7 mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.  


Autor: Redação
Fonte: Enfato Comunicação Empresarial

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581