.
 
 
Uso combinado de tecnologias ajuda no diagnóstico de AVC
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/11/2012

Uso combinado de tecnologias ajuda no diagnóstico de AVC

Assunto foi abordado em encontro do Clube Hugolino promovido pela Associação Gaúcha de Radiologia

Apesar de comprovados avanços no uso da Ressonância Magnética como exame que pode diagnosticar doenças como AVC, a realidade no Brasil ainda não permite maior utilização dessa tecnologia. Por ser mais disponível e de fácil acesso à população a Tomografia Computadorizada segue sendo o procedimento mais comum para investigação desses casos. O acidente vascular encefálico isquêmico, conhecido popularmente como AVC, é considerado um dos problemas de saúde que mais faz vítimas fatais em todo o mundo.

A Ressonância Magnética, além de ser mais cara, exige uma estrutura complexa. O palestrante, médico neurorradiologista do Instituto do Cérebro da PUCRS, Ricardo Soder, reforça que a Tomografia Computadorizada é o primeiro exame que tem de ser feito em um paciente que tem suspeita de AVC.

- Não se deve nunca pular essa etapa. A Ressonância Magnética é reservada para um segundo momento porque a maioria dos estudos que se tem no mundo foram baseados em Tomografia Computadorizada . Então todos tratamentos se baseiam no diagnóstico usando esta tecnologia. A Ressonância Magnética entrou com muita força nesse campo e nos países desenvolvidos existe um número maior de exames, mas a realidade no Brasil é outra - explicou o médico.

Em aproximadamente 95% dos casos a Ressonância Magnética consegue oferecer ao médico um diagnóstico preciso de um AVC isquêmico.

O assunto foi abordado no último encontro do Clube Hugolino, na Galeteria do Marquês, no dia 8 de novembro. A atividade é promovida pela Associação Gaúcha de Radiologia.

Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista. 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581