.
 
 
Dia de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil: ICI-RS realiza ações de conscientização
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/11/2012

Dia de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil: ICI-RS realiza ações de conscientização

A mobilização contará com a participação de voluntários do Instituto, que distribuirão aos passantes, panfletos informativos

Na próxima sexta-feira, 23 de novembro, o Instituto do Câncer Infantil (ICI-RS) abre suas portas à comunidade para que ela possa conhecer seu trabalho na assistência de pacientes com a doença e seus familiares. A ação faz parte da programação para o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil.

Serão palestras que irão ocorrer em dois momentos, às 10h e às 15h. Os interessados em participar devem fazer sua inscrição pelo e-mail icirs@ici-rs.org.br ou pelo telefone (51) 3331-8704, informando seu nome, contatos e horário de preferência.

O ICI-RS também planeja uma atividade de conscientização pública no Parcão. A mobilização contará com a participação de voluntários do Instituto, que distribuirão aos passantes, na parte da tarde, panfletos informativos.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil foi instituído para estimular ações educativas e preventivas relacionadas à doença e promover debates sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças e aos adolescentes com câncer.

Com índice médio de 75% de cura, o Instituto do Câncer Infantil (ICI-RS), localizado em Porto Alegre, trabalha há mais de 20 anos em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre no tratamento e assistência a pacientes de todo o Estado e mesmo de outros lugares da Região Sul. Já passaram pelo ICI-RS 1.900 pacientes.

No RS, o Instituto do Câncer Infantil é uma das principais referências para o tratamento e conscientização sobre a doença

Uma doença grave, quando detectada ainda no início, oferece melhores possibilidades de sucesso no tratamento. Conscientizar a população e os governos é o objetivo do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, que ocorre em 23 de novembro. A data surgiu para estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer e promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças e aos adolescentes com a doença.

Com índice médio de 75% de cura, o Instituto do Câncer Infantil (ICI-RS), localizado em Porto Alegre, trabalha há mais de 20 anos em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre no tratamento e assistência a pacientes de todo o Estado e mesmo de outros lugares da Região Sul. Já passaram pelo ICI-RS 1.900 pacientes.

Além do atendimento clínico, parceria com o Hospital de Clínicas, a instituição presta assistência social aos pacientes e suas famílias. Outra atividade importante é a pesquisa com vistas ao avanço técnico e científico no tratamento do câncer.

“O ICI-RS também procura conscientizar a comunidade através de seus eventos e projetos sobre a importância do diagnóstico precoce”, explica a gerente de Relações Institucionais, Valéria Foletto. “Além disso, estamos elaborando estratégias para que outras ações, tanto de ensino quanto de divulgação, atinjam todo o Estado, para que mais pacientes possam obter sucesso em sua luta contra a doença”, acrescenta chefe de Pesquisa e Desenvolvimento Clínico do ICI-RS, Dra. Ana Lucia Abujamra.

Ana Lucia está à frente de um projeto inédito e inovador para o tratamento molecularmente inteligente do Sarcoma de Ewing, tumor que atinge ossos e cartilagens, com maior incidência em crianças e jovens. A pesquisa também envolve outros centros do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.

O mais importante para o Protocolo Sul-americano para o Tratamento de Tumores Ewing é conscientizar os centros oncológicos que seguir um protocolo e possibilitar um estudo a nível celular e molecular desta doença afetará a vida dos atuais e de futuros pacientes de uma maneira positiva. “Este é nosso principal objetivo: mostrar a importância de seguir um protocolo, de estudar a doença a nível molecular e de criar esta cultura na América Latina”, diz.

“O Sarcoma de Ewing é um tumor de partes moles e a característica que dá sua denominação é uma translocação, ou seja, uma alteração molecular detectada em exames”, afirma Ana Lucia. “São tumores agressivos, que respondem ao tratamento de maneiras diferentes. Devido a esta complexidade, surgiu a ideia do protocolo de tratamento”, completa a pesquisadora.

O Projeto de Pesquisa da Família de Tumores de Sarcoma de Ewing aponta o desenvolvimento de terapias-alvo, resultando diretamente no aumento dos índices de cura da doença. No Laboratório de Pesquisa em Câncer, que integra o Centro de Pesquisas Experimentais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, cinco pesquisadores avaliam as bases moleculares da doença: Ana Lucia Abujamra, Caroline Brunetto de Farias (ambas do ICI-RS), Rafael Roesler (UFRGS/HCPA), Thiago Heinen e Michel Pinheiro dos Santos (alunos de doutorado na UFRGS).

Sobre o Instituto do Câncer Infantil - RS

O Instituto do Câncer Infantil é referência no tratamento da doença na América Latina, com índice de cura de 75% nos casos atendidos. Em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, todo o atendimento, serviço de apoio e continuidade do tratamento das crianças e adolescentes com câncer são assegurados por equipes especializadas. O ICI-RS também participa do desenvolvimento de pesquisas para o tratamento do câncer infantil, com meta de atingir a cura em 100% dos casos atendidos. Os pacientes também contam com apoio pedagógico, psicológico e odontológico, medicamentos, e exames. Além disso, suas famílias também recebem apoio assistencial, roupas, calçados e alimentos. Visite o site da instituição: www.ici-rs.org.br


Autor: Cristiane Miglioranza
Fonte: Martha Becker Comunicação Corporativa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581