.
 
 
Incidência de casos de Aids diminui em Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/11/2012

Incidência de casos de Aids diminui em Porto Alegre

A meta é reduzir o número de diagnósticos tardios e a transmissão do vírus HIV

A taxa de incidência de Aids em Porto Alegre para cada 100 mil habitantes em 2011 foi de 95,3 casos correspondendo a 7,6 a menos do índice de 2010, que foi de 102,9 casos. Os números foram divulgados na última terça-feira, 20, pelo Ministério da Saúde (MS) e fazem parte do boletim epidemiológico que será lançado no Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro.

Uma das estratégias adotadas, nesta gestão, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) juntamente com a área técnica de DST/Aids e Hepatites Virais foi a de ampliar o acesso da população aos serviços de atenção primária para atenção ao HIV/Aids. “Embora a taxa de incidência ainda esteja alta, a queda de 7,6 casos, pode estar associada a mudanças nas políticas de enfrentamento do HIV/Aids na cidade, como a descentralização do diagnóstico para testagem de HIV/Sífilis e Hepatites na Rede de Atenção Primária”, destacou o coordenador da área técnica de DST/Aids e Hepatites Virais, Gerson Winkler.

Outro fator que pode estar associado à queda dos índices, segundo ele, é a ampliação do acesso e a organização dos serviços de referência em HIV e Aids. “Em 2011, a SMS deu inicio a regulação dos pacientes com HIV e Aids na cidade de POA, o que significa que a partir de cada unidade o paciente tem acesso pelo registro no sistema das suas informações”, considerou o coordenador.

Campanha – O tema da campanha da SMS para o Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano, irá destacar a importância de se realizar o teste. Uma gota de sangue do seu dedo pode fazer a diferença: com este slogan a campanha pretende incentivar a população a fazer o teste como mais um dos exames de rotina a serem feitos.

Na terça-feira, 27, 28 e 29 de novembro, 1º e 2 de dezembro o Teste Rápido Itinerante - Fique Sabendo - estará sendo realizado em diferentes locais da cidade. Os serviços estarão oferecendo a testagem para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C. Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 15 minutos. A pessoa recebe aconselhamento depois do exame, e em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado. No dia 1º, seis unidades de saúde de cada Região Distrital da cidade estarão funcionando das 8h às 17h para a testagem rápida.

Teste Rápido - O teste rápido está disponível em todas as unidades de saúde de Porto Alegre e no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar), no turno da manhã. A meta é reduzir o número de diagnósticos tardios e a transmissão do vírus HIV. Estudos demonstram que 40% da mortalidade por Aids acontece devido à demora em descobrir a presença do vírus e dar início ao tratamento. Quem começa a receber acompanhamento muito tarde tem risco de morte 49 vezes maior.

Os testes convencionais estão disponíveis ainda nos centros de testagem e aconselhamento (CTA) do Ambulatório de Dermatologia Sanitária (avenida João Pessoa, 1327), no CTA Caio Fernando Abreu (avenida Bento Gonçalves, 3722), que também faz o teste rápido, e no CTA Paulo Cesar Bonfim (rua Professor Manoel Lobato, 151), região Glória-Cruzeiro-Cristal.  


Autor: Caren Mello
Fonte: Portal PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581