.
 
 
Campanha do Dia de Luta contra a Aids ilumina prédios da Capital
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/11/2012

Campanha do Dia de Luta contra a Aids ilumina prédios da Capital

Na oportunidade, prédios públicos da Capital, receberão uma iluminação especial em vermelho marcando a data

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) promove nesta semana ações relativas ao Dia Mundial da Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. Na oportunidade, prédios públicos da Capital, como o Palácio Piratini e o Centro Administrativo do Estado, receberão uma iluminação especial em vermelho marcando a data. Também haverá atividades de interação com o público através de jogos educacionais na sexta-feira e sábado no Largo Glênio Peres e na Redenção.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul é o estado com maior incidência da doença no país, com cerca de 4 mil casos novos registrados a cada ano. Entre as capitais, Porto Alegre também é a primeira colocada, com taxa de 95,3 casos para cada 100 mil habitantes.

Em virtude dos altos índices, a campanha da SES busca incentivar as pessoas a fazerem o teste de HIV. O reforço passa a mensagem de que a realização do exame é fácil, além de gratuito, sigiloso e anônimo. Enquanto a dúvida de ter a doença e não saber traz mais riscos, tanto para o portador quanto para seus parceiros ou parceiras. Sem o diagnóstico da doença, a pessoa não inicia o tratamento e pode vir a infectar as pessoas com quem se relaciona. O exame está disponível na rede pública, como nos 23 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), onde as pessoas podem realizar o teste e receber orientações.

Por que fazer o teste de HIV?

Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente.

Quando fazer?

O teste não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 60 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica.

Veja aqui o mapa de onde realizar o teste de HIV no Estado

Quais são as situações de risco?

O HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais; pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas e de mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação.

Outras atividades sociais - como beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas - não transmitem a doença e não há risco nesses tipos de contato com uma pessoa soropositiva.

Programação da campanha:

- De 26.11 a 02.12 - Iluminação de banner na fachada da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde - Fepps (Av. Ipiranga 5.400) e a partir da noite da terça-feira (27) holografia na lateral do Centro Administrativo Fernando Ferrari - Caff (Av. Borges de Medeiros 1.501).

- De 29.11 a 02.12 - Iluminação da fachada do Palácio Piratini e painel na fachada da Assembleia Legislativa, ambos na Praça da Matriz.

- 30.11 - Ação Jogo da Paixão - interação com o público, dicas de prevenção e distribuição de brindes e preservativos, no Largo Glênio Peres, das 10h às 16h.

- 01.12 - Ação Jogo da Paixão - interação com o público, dicas de prevenção e distribuição de brindes e preservativos, no Parque Farroupilha (Redenção), das 10h às 17h. 


Autor: Redação
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581