.
 
 
Médicos apontam ações contra maiores causas de mortes entre adultos gaúchos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/11/2012

Médicos apontam ações contra maiores causas de mortes entre adultos gaúchos

Profissionais vão poduzir um documento com as ações mais relevantes para reduzir a mortalidade e doenças no estado

Médicos de grandes centros de diagnóstico do país e no exterior estarão reunidos, em Porto Alegre (RS), no sábado (1°), para discutir as ações contra maiores causas de mortalidade entre adultos gaúchos. O I Encontro sobre Excelência Médica reunirá 15 especialistas.

A intenção é elaborar um rol de práticas já reconhecidas pela área médica como eficientes. " Vamos produzir um documento simples, de uma página, com as ações mais relevantes para reduzir a mortalidade e doenças no estado. Será um documento útil para que nossos políticos, antes de seguirem uma proposta sedutora de algum ente do governo, abram a gaveta e olhem para ver se o que vão fazer está em consonância com o que a comunidade identifica como relevante à saúde" , adianta o coordenador da iniciativa, o professor da Faculdade de Medicina da UFRGS e oncologista, Gilberto Schwartsmann.

Durante o evento, os profissionais abordarão em linguagem acessível os maiores vilões da mortalidade de adultos - entre problemas de saúde e as chamadas causas externas (acidentes e uso de drogas).

" Se quisermos mudar o destino de boa parte dos gaúchos, em relação ao desfecho de sua morte, devemos atuar nestes males" , adverte Schwartsmann.

Segundo ele, a relação médico-paciente será outro ingrediente do programa. " Não temos mais o tempo que se tinha antes, e a tecnologia se mostra como um falso substituto da mão do médico. Vamos discutir como podemos ser médicos melhores mesmo nestas circunstâncias" , projeta o oncologista.

Sobre a iniciativa, o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Paulo de Argollo Mendes, destaca que é preciso "fazer com que as práticas reconhecidas sejam adotadas, e isso depende decisivamente do convencimento de governos e legisladores e mobilização das comunidades" , disse. 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581