.
 
 
Saúde realiza mais de mil testes para diagnosticar HIV
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/12/2012

Saúde realiza mais de mil testes para diagnosticar HIV

Campanha teve início no dia 24, na Restinga, e encerra-se dia 5, na Lomba do Pinheiro

Mais de 1,2 mil pessoas aproveitaram a campanha do Teste Rápido Itinerante promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para fazer a testagem rápida de HIV/Aids. O tema da campanha da SMS deste ano destaca a importância de se realizar o diagnóstico do HIV – Uma gota de sangue do seu dedo pode fazer a diferença. Com esse slogan, a campanha que iniciou no sábado, 24, na Restinga e teve prosseguimento neste domingo, 2, na Redenção, até às 20h, encerra-se no dia 5 de dezembro, com a testagem, das 10h às 16h, no CAR da Lomba do Pinheiro, localizado na Estrada João de Oliveira Remião, 5450. O objetivo é incentivar as pessoas a incluir o teste como mais um dos exames de rotina a serem realizados. (fotos)

Os consultórios do Teste Rápido Itinerante ofereceram a testagem para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C. Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 15 minutos. A pessoa recebe aconselhamento depois do exame e, em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado, em caso negativo, são reforçadas as atitudes de prevenção.

Atividades – Aproveitando a tarde de sol, na Redenção, centenas de pessoas aguardavam para fazer o teste rápido, participar das atividades e brincadeiras, como o jogo de perguntas e respostas sobre as formas de contágio com o vírus HIV e o voo de balão, que de uma altura de 25 metros, chamava atenção para a campanha, apresentando as atividades, em uma bela vista do Parque, para os visitantes.

Dados Epidemiológicos - A taxa de incidência de Aids em Porto Alegre para cada 100 mil habitantes em 2011 foi de 95,3 casos, correspondendo a 7,6 a menos do índice de 2010, que foi de 102,9 casos. Os números divulgados pelo Ministério da Saúde (MS) fazem parte do boletim epidemiológico, lançado em 1º de dezembro.

A redução dos índices da Capital está associada à estratégia adotada pela SMS em ampliar o acesso da população aos serviços de atenção primária para atenção ao HIV/Aids. Um dos fatores que pode ter contribuído para esta baixa, está a descentralização do diagnóstico para testagem de HIV/Sífilis e Hepatites na Rede de Atenção Primária e a ampliação do acesso e a organização dos serviços de referência em HIV e Aids, em Porto Alegre.

De acordo com o coordenador da área técnica de DST/Aids e Hepatites Virais, Gerson Winkler, a campanha está cumprindo o seu objetivo, que é o de trabalhar a conscientização da população para buscarem informação sobre a sua saúde, e com isto, realizando o teste. “Quanto mais precocemente identificarmos a doença, mais rapidamente poderemos atuar sobre ela”, afirma. Winkler destaca que com o avanço das tecnologias de tratamento, é preciso desmistificar o diagnóstico, incluindo-o nos exames rotineiros de saúde.

Teste Rápido - O teste rápido está disponível em todas as unidades de saúde de Porto Alegre, nas unidades de Pronto Atendimento, nos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SMS) e no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar), no turno da manhã. Os testes laboratoriais são realizados ainda nos centros de testagem e aconselhamento (CTA) do Ambulatório de Dermatologia Sanitária (avenida João Pessoa, 1327), no CTA Caio Fernando Abreu (avenida Bento Gonçalves, 3722), que também faz o teste rápido, e no CTA Paulo Cesar Bonfim (rua Professor Manoel Lobato, 151), região Glória-Cruzeiro-Cristal.  


Autor: Denise Righi
Fonte: Portal PMPA - SMS
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581