.
 
 
Jogo da Paixão mobilizou público da Redenção para a luta contra a Aids
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/12/2012

Jogo da Paixão mobilizou público da Redenção para a luta contra a Aids

A iniciativa integra as ações programadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Um tabuleiro vermelho montado num stand no parque da Redenção, próximo ao espelho d'água, chamava no sábado (1º/12) a atenção dos que passeavam pelo local, das 10h às 17h. Tratava-se do Jogo "da Paixão", ação interativa com o público, com dicas de prevenção e distribuição de brindes. A iniciativa integra as ações programadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Ao longo da semana, também foram realizadas intervenções na fachada de prédios públicos, como o Palácio Piratini e o Centro Administrativo, com luz vermelha, para sensibilizar a população para o grave problema da doença. O RS é o estado com maior incidência da doença no país, com 4 mil novos casos de Aids em 2011.

Apesar da chuva ao longo de quase todo o período em que funcionou o stand, foi grande a procura do público pelo material informativo e brindes oferecidos, e também pelo exame rápido de HIV, feito pela prefeitura da capital, que fornece o resultado em 15 minutos. O slogan da campanha deste ano é "Fazer o teste de HIV é fácil. Difícil é viver com a dúvida", que enfatiza a importância da testagem e diagnóstico precoce. Quanto antes alguém descobre que tem o vírus, mais cedo é possível começar o tratamento, prevenindo doenças oportunistas e ganhando mais qualidade de vida. Além disso, também possibilita que esta pessoa impeça a transmissão do vírus para seus contatos.

Ao lançar dois grandes dados, os participantes do Jogo da Paixão pulam casas e respondem perguntas relativas ao tema, e assim vão avançando no tabuleiro. Ao final, pagam uma prenda, que pode ser um abraço ou contar um segredo, entre outros. A professora Gilcéia S., e o estudante Marcos experimentaram o Jogo, e disseram que a iniciativa era uma forma interessante de passar informação, fazendo com que as pessoas se desinibam, e quebrem o tabu em relação à Aids. A brincadeira também contribui para tornar mais leve o fato de buscar a testagem para o vírus. O jogo ficou à disposição do público também no domingo, das 10h às 15h. 


Autor: Denise Gewehr
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581