.
 
 
Cyber-bullying configura-se como nova forma de violência escolar
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/07/2009

Cyber-bullying configura-se como nova forma de violência escolar

Os estudos iniciais sobre o bullying na web salientam para o papel dos pais diante do fenômeno

O bullying é um fenômeno muito presente nas escolas, configurando-se como um complexo problema a ser superado na educação. Em linhas gerais, envolve o uso de violência para coibir, caçoar, humilhar ou denegrir outra pessoa. 
  
Diferencia-se das demais formas de violência por seu particular impacto ao funcionamento emocional de suas vítimas, que frequentemente são como doentes crônicos, pois são expostos às agressões em intervalo de tempo considerável.
 
A palavra bullying é de origem inglesa e sem definição precisa ao português brasileiro. Contudo, significa o uso da força física para causar angústia à outra pessoa, que pode interferir de modo crucial no desempenho escolar e nos aspectos emocionais de suas vítimas.
 
Levando tais aspectos em consideração, pesquisadores americanos verificaram a ocorrência desse fenômeno nas escolas do país, por meio da aplicação de questionário específico a 7.508 alunos da rede de ensino. Embora o bullying verbal ainda apresente maior ocorrência – cerca de metade dos casos -, os resultados delineiam uma importante tendência.
 
Trata-se do bullying ocasionado via web, que já corresponde a 13,8% dos casos de vítimas. O “cyber-bullying” é um fenômeno recente, que compreende envio de fotos, e-mails, mensagens de celular e similares, com o objetivo de causar sofrimento à outra pessoa. Os estudos iniciais sobre o tema não revelaram diferenças significativas entre meninos e meninas.
 
Além disso, o estudo apontou que 53,6% dos alunos já foram vítimas de bullying verbal e 20,8% declararam terem sido agredidas fisicamente nos últimos dois meses.
 
Os pesquisadores salientam que o papel dos pais é fundamental, de modo a proverem um apoio emocional aos filhos, bem como cabe a eles o monitoramento das atividades dos filhos também no computador pessoal, sem que ocorra uma reação desproporcional ou exagerada diante do fato.
 
Referência

WANG, J.; IANNOTTI, R.; NANSE, T. R. School Bullying Among Adolescents in the United States: Physical, Verbal, Relational, and Cyber. Journal of Adolescent Health, in press, Available online 11 June 2009.
 
 
Leia mais sobre o tema
 

Estudos sobre violência infantil e depressão levam à produção de livros
Livros da série e Saúde Mental Infanto-Juvenil voltados para profissionais que lidam com esse público

 

 


Autor: Guilherme Wendt - Equipe SIS.Saúde
Fonte: Journal of Adolescent Health

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581