.
 
 
Área da saúde responde pelo consumo de 10% da energia mundial
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/12/2012

Área da saúde responde pelo consumo de 10% da energia mundial

No Brasil, o consumo de recursos naturais e a poluição gerados pelo setor movimentaram R$ 342 bilhões do PIB em 2011

"Quase 10% da energia mundial é consumida pelo setor saúde. Então, é óbvia a necessidade de investir em energias alternativas." A afirmação é do arquiteto da Divisão de Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, Vital Ribeiro. Ele participou de reunião do Centro de Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública (Ceensp) na última semana.

O evento reuniu dois temas: Agenda global para os hospitais verdes e saudáveis e Agenda Ambiental da Escola.

Sobre os impactos ambientais do setor da saúde, Vital Ribeiro informou que o consumo de recursos naturais e a poluição movimentaram R$ 342 bilhões, aproximadamente 6% do produto interno bruto (PIB) brasileiro, em 2011.

Desse montante, cerca de 50% foram gastos com produtos, equipamentos, tecnologia, energia, água, instalações e edificações. " Não se trata apenas de diminuir o lucro, valorizar o bem-estar, respeitar as culturas, proteger as florestas. Falamos da convergência do setor da saúde. Desenvolvimento sustentável é colocar o ser humano no centro da questão" , disse.

iniciativas

Vital também explicou como funciona o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), que segundo ele é um exemplo em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral. " A sociedade espera do setor da saúde atitudes, posições, opiniões a seguir." O PHS, que existe desde 2008, é uma associação sem fins econômicos com objetivo de ser o ponto focal para o Saúde Sem Dano (SSD) no Brasil.

Criado há cerca de 16 anos nos Estados Unidos, o SSD trabalha na mesma linha do PHS, mas se desenvolveu como uma organização internacional que, hoje, está presente em mais de 50 países.

No Brasil, o PHS já conta com mais de 200 membros individuais, 17 hospitais e 4 sistemas de saúde que somam mais outros 80 hospitais. Em setembro de 2013, ocorrerá o próximo seminário do PHS.

Durante o Ceensp, Rejane Tavares apresentou a proposta da Agenda Ambiental da ENSP. Ela explicou que o compromisso ambiental das instituições públicas começou com a Conferência Rio 92, cujo principal documento, intitulado Agenda 21, estabeleceu os padrões sustentáveis de desenvolvimento e consumo para todas as nações.

Para fomentar a Agenda 21, foi criada pelo governo federal a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), cuja missão é sensibilizar os gestores públicos para a importância das questões ambientais e incorporar princípios e critérios de gestão ambiental.

Rejane citou alguns bons exemplos que já foram implementados pela ENSP, como o convênio com a Eletrobras, em 2008, que promoveu a troca de aparelhos de ar-condicionado com vistas à economia de energia. " A ENSP já compra produtos atóxicos, biodegradáveis, sem amianto. Também consultamos o Ibama quando compramos mobiliário, para saber da procedência do material utilizado pela empresa fornecedora" , informou.

Outra iniciativa lembrada foi o Projeto Pedalando pela sua Saúde, pelo nosso Planeta, cujo objetivo é estimular a adoção de bicicletas como transporte interno no campus Fiocruz. Foram disponibilizadas 24 bicicletas divididas em dois bicicletários instalados dentro do campus Fiocruz. A Escola também faz coleta seletiva do lixo em parceria com a Diretoria de Administração do campus (Dirac). 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581