.
 
 
Massagem cardíaca sem respiração boca-a-boca melhora sobrevivência
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


13/12/2012

Massagem cardíaca sem respiração boca-a-boca melhora sobrevivência

Estudo comprova que compressão torácica sozinha mantém mais pessoas vivas do que CPR tradicional após ataque cardíaco

A massagem cardíaca ou ressuscitação cardiopulmonar (CPR) realizada sem respiração boca-a-boca melhora a sobrevivência de pacientes após ataque cardíaco. É o que afirma estudo de pesquisadores da Kyoto University School of Public Health, no Japão.

A pesquisa sugere que seguida pelo uso de desfibriladores, a compressão torácica sozinha manteve um maior número de pessoas vivas com boa função cerebral do que a CPR tradicional com respiração boca-a-boca.

"Nós gostaríamos de sugerir que a compressão torácica sozinha deve ser o procedimento padrão e que a CPR convencional com respiração deve ser o procedimento opcional", ressalta o investigador principal Taku Iwami.

Quando alguém sofre uma parada cardíaca, o coração para de bater. Especialistas afirmam que os resultados são uma boa notícia, porque muitas pessoas não querem realizar respiração boca-a-boca ou são incapazes de realizar compressões torácicas e respiração de resgate ao mesmo tempo.

O estudo foi publicado na revista Circulation.

Iwami e seus colegas examinaram os registros médicos de mais de 1.300 pessoas que sofreram paradas cardíacas entre 2005 e 2009 fora do ambiente hospitalar.

Em cada caso, o paciente foi socorrido por testemunhas que realizaram ressuscitação cardiopulmonar e deram choques com um desfibrilador automático (DEA).

Quase 37% das vítimas receberam apenas compressões no peito, enquanto as outras receberam CPR tradicional, compressões no peito com respiração boca-a-boca.

No mês após a parada cardíaca, cerca de 46% daqueles que receberam apenas compressões torácicas ainda estavam vivos, em comparação com cerca de 40% daqueles que receberam CPR tradicional, segundo os pesquisadores.

Além disso, daqueles que receberam apenas compressões torácicas, mais de 40% mantiveram boa função cerebral, em comparação com 33% daqueles que também receberam respiração.

"Isso é muito animador, porque mostra que ações simples como iniciar CPR com compressões torácicas apenas realmente faz diferença positiva e salva vidas", afirma Michael Sayre, da Universidade de Washington, nos EUA.

Desde 2008, a American Heart Association (AHA) recomenda que, quando uma pessoa testemunha outra tendo parada cardíaca, apenas a compressão torácica deve ser iniciada. Mas Iwami destaca que o assunto era polêmico e que o estudo foi conduzido para determinar se a compressão torácica sozinha é eficaz.

"Devemos implementar programas para aumentar o número de socorristas leigos que podem, pelo menos, realizar compressões torácicas e usar o DEA", afirma Iwami.

No entanto, em certos casos, a CPR tradicional ainda é preferível. Para bebês e crianças, por exemplo, a AHA recomenda a ressuscitação com uma combinação de respirações e compressões.

Segundo Iwami, estudos adicionais são necessários sobre a realização de compressões sozinhas ou de CPR tradicional em crianças. 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net
Autor da Foto: Monkeybusiness - Foto Stock

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581