.
 
 
Capital tem novo centro de atendimento para dependência química
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/12/2012

Capital tem novo centro de atendimento para dependência química

Outro projeto em fase de implantação pela SMS são as Unidades de Acolhimento para usuários de álcool e outras drogas

Foi inaugurado na última quinta-feira, 13, um novo Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS AD) Modalidade III, com funcionamento 24 horas para assistência a adolescentes e adultos com dependência química. O terceiro Centro instalado pela prefeitura na Capital atenderá à população da região Partenon-Lomba do Pinheiro, que possui cerca de 180 mil habitantes, conforme o censo do IBGE de 2010. O atendimento será realizado em convênio com o Sistema de Saúde Mãe de Deus.

O CAPS AD III Partenon-Lomba do Pinheiro terá uma equipe multidisciplinar e suporte de dez leitos de acolhimento noturno. O centro tem capacidade para atender entre 40 e 60 pessoas por turno. Pacientes e familiares são acolhidos por um profissional técnico de plantão. O CAPS AD atua como uma alternativa a internações hospitalares, onde são realizados atendimentos individuais e em grupos e desenvolvem oficinas culturais, educativas, de lazer e esportivas, que se transformam em espaços terapêuticos onde a criatividade estimula o convívio social e fortalece os laços afetivos. Faz parte do tratamento a prescrição de medicamentos e atividades de reinserção social dos pacientes.

O prefeito José Fortunati defendeu as parcerias realizadas pelo poder público para oferecer serviço de qualidade à população. “Nós vamos continuar trabalhando na parceria com o governo do Estado, com o governo federal, trabalhando com o Orçamento Participativo, com o conselho municipal, com todos os parceiros, para continuarmos aperfeiçoando o sistema de saúde de Porto Alegre, dando o melhor atendimento possível, e sem que o poder público abra mão da sua responsabilidade, da coordenação, da fiscalização e do monitoramento destes serviços”, enfatizou.

A união de esforços para enfrentar o crescente problema epidemologico da dependência do álcool e drogas foi destacada pelo diretor-superintendente da rede de Saúde Mãe de Deus, Carlos Sefferin. “Hoje a felicidade deste momento é porque nós estamos criando mais um espaço para a saúde, mais uma parceria público-privado, que nos reforça de que nós vamos vencer essa luta”, disse Sefferin. Conforme o secretario de saúde Carlos Henrique Casartelli, Porto Alegre conta com mais dois centros nos mesmos moldes, um na região Norte-Eixo Baltazar (em conjunto com o Hospital Nossa Senhora da Conceição) e outro no bairro IAPI (com parceria do Hospital Mãe de Deus).

Além destes, há mais 7 outros CAPS para atendimentos diversos em saúde mental. Jussara Giudice, mãe de um dependente químico, falou da importância do centro da Vila Nova para resgatar seu filho das drogas. “Essa é a importância desse serviço, de tentar recuperar nossos jovens, nossos adultos. Para voltar ao convívio a participar da nossa sociedade em uma situação que eles possam ser mais felizes e as famílias mais felizes também”, revelou ela que teve o filho internado por 27 vezes para tratamento, e há dois anos não está mais internado. Também participaram da cerimônia o secretário de Estado da Saúde, Ciro Simoni, o secretário municipal adjunto da saúde, Marcelo Bosio, lideranças comunitárias, vereadores, representantes do Conselho Municipal da Saúde, entre outros.

Outros centros previstos:

Para o próximo ano estarão disponíveis à população outros CAPS AD III. O CAPS AD Cruz Vermelha, na região do Centro (para atendimento infantil) e o CAPS AD Vila Nova (para adolescentes e adultos) estão sendo qualificados para atender 24 horas. Também estão previstos CAPS para as regiões da Restinga e Leste-Nordeste. Outro projeto em fase de implantação pela SMS são as Unidades de Acolhimento para usuários de álcool e outras drogas, onde as pessoas atendidas serão abrigadas em caráter de moradia temporária e passarão por acompanhamento de reinserção social. Estão previstas quatro unidades: duas na Região Sul (uma para adultos e outra infanto-juvenil), uma no Centro e outra na região Norte. 


Autor: Bibiana Barros
Fonte: Portal PMPA - SMS
Autor da Foto: Ricardo Giusti - PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581