.
 
 
Aberta Feira de Resultados na Atenção Primária em Saúde
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/12/2012

Aberta Feira de Resultados na Atenção Primária em Saúde

A Feira de Resultados pretende divulgar os objetivos alcançados em 2012

As experiências exitosas das unidades de saúde na Rede de Atenção Primária do Município estarão expostas ao público até às 17h da última quinta-feira, 13, no Hotel Continental, na Capital. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Feira de Resultados tem o objetivo de divulgar os objetivos alcançados em 2012, desencadeados ou apoiados pelas ações de educação permanente, em especial as experiências exitosas das unidades de saúde espalhadas por toda a cidade. 

Na abertura do evento, o secretário Municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, agradeceu a todos os servidores pela alegria de estar compartilhando este momento. “Nós temos a missão aqui em Porto Alegre de conquistarmos uma melhor qualidade no sistema público de saúde, com projetos e ações que servem de exemplo para o País, mas antes de ser um título, será uma política de gestão em saúde eficaz, construída com a interação entre trabalhadores e usuários, igual a alegria que vejo aqui, por isso tenho certeza que nós conseguiremos alcançar essa meta”, disse.

A Coordenadora da Atenção Primária, Serviços Especializados Ambulatoriais e Substitutivos (CGAPSES) da SMS, Christiane Freitas, disse que a feira foi pensada como um espaço de divulgação, socialização e apropriação do conjunto de experiências desenvolvidas durante o ano na Rede de Atenção Primária do município. “Essa iniciativa atende à 10ª Diretriz: Aperfeiçoamento e fortalecimento da gestão do SUS e à Meta 144: Utilizar a comunicação como ferramenta estratégica para o fortalecimento do SUS através de instrumentos aplicáveis em 100% das metas do Plano Anual de Saúde”, destaca.

Mostra de trabalhos – As oito Gerências Distritais de Saúde contam com um estande para exposição dos trabalhos que foram desenvolvidos no âmbito de seus respectivos territórios. Setores da SMS e o Conselho Municipal de Saúde também apresentam ações direcionadas para esses serviços. A exposição na feira foi organizada com a participação de trabalhadores de saúde, gestores, conselheiros de saúde, estagiários, residentes, integrantes de movimentos sociais, pesquisadores, universidades e foram desenvolvidos com foco no respectivo território de saúde e selecionados pelas Gerências ou CGAPSES.

Os trabalhos estão sendo apresentados na forma de relatos analíticos de experiências exitosas, ações e processos implementados nos territórios de saúde fazendo frente a problemas de saúde. Artigos com diversas abordagens: revisão bibliográfica, reflexões críticas, conceituais ou experimentais envolvendo o território da respectiva gerência ou do município também serão expostos, além de demonstrações ou intervenções interativas, artísticas e culturais envolvendo os participantes.

Acolhimento – No início das atividades, os participantes da feira são recepcionados e envolvidos em uma atividade de acolhimento. “As passam pelo local e recebem algum tipo de cuidado, interagindo com os acolhedores”, explicou a idealizadora da feira, enfermeira Gerci Salete Rodrigues.

Calendário – O projeto realizado pela Unidade Básica de Saúde Restinga tem objetivo de revelar a beleza da maturidade, aumentar a autoestima e valorizar a experiência de vida das usuárias idosas. A ideia nascida durante a Semana do Idoso, ganhou forma com a confecção dos calendários de Mulheres da Terceira Idade pelo grupo de funcionários da unidade de saúde. O projeto contribuiu com a inclusão social, além de mostrar que a beleza madura está também nas rugas e nos anos de experiência dessas mulheres. A reforma da unidade contada por fotos - antes, durante e depois, até à inauguração, também fez parte do evento.

Música - Uma apresentação de violoncelo, flauta e dança com um grupo de adolescentes usuários da Unidade de Saúde da Família 5ª Unidade, também irá ocorrer à tarde. O grupo é formado por cerca de 25 pessoas, que participam de encontros semanais na unidade, para discutir temas como gravidez na adolescência, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, etc, e no final dos encontros, são feitas apresentações de música e dança.  


Autor: Denise Righi
Fonte: Portal PMPA - SMS
Autor da Foto: Lucas dos Santos - Divulgação PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581