.
 
 
Escola de Saúde Pública recebe homenagem da Assembléia Legislativa pelo seu cinquentenário
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/12/2012

Escola de Saúde Pública recebe homenagem da Assembléia Legislativa pelo seu cinquentenário

Uma medalha comemorativa à data foi entregue ao diretor da ESP, Márcio Belloc, pela deputada Zilá Breitenbach, que coordenou os trabalhos

A Escola de Saúde Pública (ESP) recebeu no último dia 13, uma homenagem da Assembléia Legislativa do RS, durante sessão plenária, pelos 50 anos de atuação em educação, residência e pesquisa em saúde, na profissionalização do SUS. Uma medalha comemorativa à data foi entregue ao diretor da ESP, Márcio Belloc, pela deputada Zilá Breitenbach, que coordenou os trabalhos. Em apartes, os deputados Mano Changes (PP), Miki Breier (PSB), Raul Pont (PT), Cassiá Carpes (PTB) e Gilmar Sossella (PDT), em nome de suas bancadas, solidarizaram-se à homenagem.

O deputado Luis Lauermann, discorreu sobre a história e trajetória da ESP, que ao longo de cinco décadas passou a acumular experiências e reformular atividades, e realizando capacitações para a qualificação dos profissionais da área. Lembrou que a origem da instituição remonta à Escola de Profissionalização dos Tralhadores da Área da Enfermangem, criada em 1939, tornando-se Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul em 1962.

Como uma das estratégias políticas mais importantes, a ESP criou 19 Núcleos Regionais de Educação e Saúde Coletivas (Nuresc), em 2000, que atuam junto a cada uma das Coordenadorias Regionais de Saúde do Estado. A iniciativa tornou possível a descerntralização da ESP, articulando desenvolvimento científico e tecnológico em educação continuada e permanente, em âmbito rtegional. Os nomes de Lúcia Silva e Silva, Ricardo Burg Ceccim, Gilberto Barichello e Tereza Borgert Armani foram lembrados na oportunidade, como representantes de todo conjunto de trabalho que forma a escola hoje.

Márcio Belloc disse que recebe esta homenagem em nome de todos as pessoas que fizeram a história da ESP, e esta honraria também traz grandes desafios, de manter este potencial em funcionamento, de forma a fortaleceer o SUS e assim alcançar seus objetivos. Além disso, explicou que a proposta da direção é ampliar e descentralizar a Residência Integrada em Saúde (RIS) nas áreas de Saúde Mental Coletiva, Atenção Básica e Medicina de Família e Comunitária, pois são áreas estratégicas para o SUS. 


Autor: Denise Gewehr
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde
Autor da Foto: Priscila da Silva

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581