.
 
 
Lançada campanha de cuidados com a saúde para o final de ano
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/12/2012

Lançada campanha de cuidados com a saúde para o final de ano

O objetivo é alertar e conscientizar as pessoas, com ações lúdicas e criativas, sobre a prevenção aos acidentes de trânsito e com fogos de artifício, afogamentos e a valorização da vida

A população que circulou na Usina do Gasômetro, no último domingo, 16, teve a oportunidade de participar das atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que lançou a campanha Viva Porto Alegre Mais Saudável. O objetivo é alertar e conscientizar as pessoas, com ações lúdicas e criativas, sobre a prevenção aos acidentes de trânsito e com fogos de artifício, afogamentos e a valorização da vida. 

Durante o evento, o secretário adjunto de Saúde da Capital, Marcelo Bosio, destacou a importância desta ação para chamar atenção da população para os cuidados que devem ser tomados quando expostos às festas de final de ano e férias de verão. “O que queremos é conscientizar as pessoas que algumas ações simples podem evitar e até impedir riscos de acidentes por causas externas nesta época de final do ano”, disse.

A campanha será executada até 5 de janeiro, com blitze informativas que serão realizadas em diversos pontos de circulação da cidade. O trabalho está sendo realizado neste mês, pois compreende os festejos de final de ano, sendo essa época de maior número de casos registrados de acidentes e em saúde mental.

Interação – Quem acompanhou as atividades pôde fazer massagem, aula de dança, fitness e abastecer o chimarrão com água quente, desenhar camisetas, pintar o painel, e ainda acompanhar as orientações do Samu de Porto Alegre e funcionários do setor de queimados do Hospital de Pronto Socorro (HPS), que trouxeram dicas de primeiros socorros em casos de afogamentos e acidentes diversos com adultos e crianças.

Afogamentos – A procura por locais como lagos, clubes, praias e piscinas é prática comum neste período de verão, mas para que a diversão não tenha riscos, é necessário estar atento para alguns cuidados, como evitar nadar sozinho, não entrar na água após o consumo de bebidas alcoólicas, não deixar crianças sozinhas próximo a locais de banho, entre outros.

Fogos - A ação alerta, por exemplo, para o grande número de pessoas que utilizam fogos de artifício nas festas de final de ano. Eles podem provocar queimaduras em 70% dos casos, lesões, cortes, amputação de membros superiores e ainda lesão de córnea ou perda de visão, lesão do ouvido ou perda da audição. Em caso de acidentes, procure lavar o ferimento com água corrente, evitar tocar na área queimada e não usar nenhuma substância sobre a lesão, apenas cobrir o ferimento com um pano úmido e limpo e procurar atendimento hospitalar.

Mesmo com todos os indicadores para não utilizar os fogos de artifício, se no momento das festas a decisão for de usar, é necessário ter atenção para alguns cuidados, como, por exemplo: não tentar reacender os fogos de artifício que falharem, não carregar nos bolsos, não segurar os fogos com as mãos, conferir a certificação de garantia, disparar os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, observando fatores de risco (rede elétrica, substâncias inflamáveis) e manter um recipiente com água para colocar os fogos usados, prevenindo assim o risco de novas explosões.

Trânsito - Outro aspecto considerado são os acidentes de trânsito. No período de janeiro a abril de 2011, só no Hospital de Pronto Socorro, foram atendidas 3.919 pessoas, sendo que 24 foram a óbito. Na análise do mesmo período de 2012, o HPS atendeu 3.842 vítimas de acidentes de trânsito, com 11 óbitos. A maioria dos acidentes ocorre com motocicletas, automóveis e ônibus. As principais vítimas são os motoristas, passageiros e pedestres. Para evitar que esses números se repitam no próximo ano, a SMS, em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), promove ações de prevenção de acidentes na Operação Balada Segura e em pontos de ônibus da Capital, além de uma blitz nas sinaleiras com a simulação de uma ambulância do Samu (utilizada para treinamentos), em que atores distribuirão materiais informativos para motoristas e pedestres.

Saúde Mental - Estudo realizado através de análise de 4.631 casos solicitados para internações psiquiátricas de crianças, adolescentes e adultos, no período de outubro de 2011 a junho de 2012, pela SMS, mostra o elevado índice de Transtornos Mentais e Comportamentais devido ao Uso de Substâncias Psicoativas (49%), chegando a quase metade das solicitações de internações psiquiátricas. Os transtornos de humor somam 25% das ocorrências, restando 21% dos casos para as esquizofrenias, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes e 5% dos demais casos solicitados. Em qualquer um dos casos, é necessário passar pela avaliação médica.  


Autor: Denise Righi
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: Denise Righi - Divulgação PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581