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Mais de 40% das operadoras de planos de saúde têm avaliação ruim
 
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17/12/2012

Mais de 40% das operadoras de planos de saúde têm avaliação ruim

Nos últimos anos, o número de operadoras diminui no país. Um dos motivos é o fechamento de operadoras por baixa qualidade na prestação de serviços

Melhorando

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou resultado do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que avalia as condições e a qualidade da prestação de serviço das operadoras de planos de saúde médico-hospitalar e odontológico.

Das 1.239 operadoras avaliadas em 2011, 735 tiveram bons resultados, equivalente a 59,3% do total.

Apesar dos mais de 40% de avaliações negativas, o resultado é melhor do que em 2010, quando as operadoras com notas altas somavam 31% do total.

Notas das operadoras de saúde

O índice avalia a atenção à saúde, situação econômico-financeira e estrutura e operação.

A pesquisa, feita anualmente desde 2008, passou a considerar também a satisfação do usuário, com base nas reclamações que chegam à agência reguladora. A nota vai de 0 (pior nota) a 1 (melhor nota).

No ano passado, foram avaliadas 913 operadoras médico-hospitalares e 326 odontológicas.

Entre as médico-hospitalares, 62% obtiveram notas altas. Entre as odontológicas, 53% estão no grupo com melhor desempenho. Em 2010, os percentuais eram 32% e 29%, respectivamente.

As empresas com as piores notas (0 a 0,19) representaram 1% entre as médico-hospitalares, e 5% entre as odontológicas, conforme dados de 2011.

Fechamento de operadoras por baixa qualidade

"As operadoras se qualificaram mais e atraíram mais beneficiários para elas. O retrato é de aperfeiçoamento do setor. Hoje, o consumidor tem ferramentas como a portabilidade, tem mais acesso à informação e procura operadoras mais qualificadas", avaliou o presidente interino da ANS, André Longo.

Segundo a agência reguladora, nos últimos anos, o número de operadoras diminui no país. Um dos motivos é o fechamento de operadoras por baixa qualidade na prestação de serviços. Em 2011, cerca de 190 operadoras foram fechadas. Em contrapartida, o montante de usuários dos planos de saúde subiu de 58 milhões para 60 milhões, de 2010 para 2011.

Em 2011, as operadoras com melhor desempenho concentraram 76% dos clientes."Estamos muito distantes de um mercado concentrado, mas temos que ponderar: precisamos garantir a qualidade sem que haja concentração no mercado", disse Longo.

Qualidade dos planos de saúde na internet

A partir de agora, o consumidor poderá consultar dados sobre o desempenho das operadoras de planos de saúde na página da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na internet, no endereço www.ans.gov.br/index.php/espaco-da-qualidade.

Segundo André Longo, a ferramenta, chamada Espaço da Qualidade, visa dar mais informações ao consumidor na hora de contratar um plano de saúde.

"Eles [consumidores] vão poder buscar os melhores produtos com mais transparência. São 33 indicadores com notas que vão facilitar a escolha desses beneficiários. É possível também comparar uma operadora com a outra", explicou Longo. 


Autor: Redação
Fonte: Diário da Saúde

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