.
 
 
Sudeste e nordeste lideram internações e mortes por acidentes de trânsito
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/01/2013

Sudeste e nordeste lideram internações e mortes por acidentes de trânsito

SUS registra 155 mil internações relacionadas a acidentes de trânsito em todo o país a um custo de mais de R$ 200 milhões

As regiões sudeste e nordeste foram as que mais registraram internações por acidentes de transito em 2011, segundo dados do Ministério da Saúde. Nessas mesmas regiões, em 2010, estão os registros mais elevados de vítimas fatais do total de 42. 844 em todo o país, além de milhares com sequelas. A gravidade da situação é constatada pela documentação do SUS, que registrou 155 mil internações no Brasil relacionadas a acidentes de trânsito no ano passado, com um custo de mais de R$ 200 milhões.

As vítimas fatais no sudeste ultrapassaram 15 mil em 2010 e no nordeste mais de 11 mil morreram por acidentes no trânsito. Os estados de São Paulo e Minas Gerais têm as maiores marcas com 7.397 e 4. 176, respectivamente. No nordeste, 2.593 pessoas morreram no mesmo ano e somente no Ceará , o trânsito fez 2.065 vítimas.

As internações em 2011 foram lideradas pelo Pará no norte, pelo Ceará no nordeste, por São Paulo no sudeste, pelo Paraná no sul e Goiás no Centro Oeste. Os hospitais de São Paulo internaram cerca de 42 mil pessoas e o Ceará cerca de 11 mil, os maiores registros do ano passado.

Considerando caso de saúde pública, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defende todas as medidas que tornaram a legislação mais rígida na chamada Lei Seca, sancionadas recentemente pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo ele, o valor gasto leva em conta apenas as internações na rede hospitalar pública, sem considerar os custos dos atendimentos imediatos às vítimas feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), nas Unidades de Pronto Socorro e Pronto Atendimento e na reabilitação do paciente com consultas, exames, fisioterapia, dentre outros. "Com estes recursos, poderíamos construir 140 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) e melhorar o atendimento à população nas urgências e emergências do país" , compara o ministro. 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net
Autor da Foto: Ministério da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581