.
 
 
Promoção e proteção ao aleitamento materno na atenção básica
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/07/2009

Promoção e proteção ao aleitamento materno na atenção básica

Porto Alegre integrará rede Amamenta Brasil, do Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai integrar a Rede Amamenta Brasil, que é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na atenção básica. Para implantar o programa, será realizado de segunda a sexta-feira, 6 a 10, no Hotel Continental, o 1º Curso de Formação de Tutores da Rede Amamenta Brasil. A formação será promovida pela SMS, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

O curso terá duração de 40 horas e vai capacitar 12 tutores municipais e 12 estaduais para utilizarem referenciais da educação crítico-reflexiva no ensino e aprendizagem do aleitamento materno, dando-lhes subsídios para auxiliar na formação de novos tutores com competência para a realização de oficinas de trabalho em aleitamento materno nas unidades de saúde. No curso, serão desenvolvidas oficinas de trabalho com duração de 6 horas. Nesses espaços, os tutores promoverão a discussão da prática do aleitamento materno no contexto do processo de trabalho das unidades básicas de saúde e a pactuação de ações de promoção, proteção e apoio ao ato de amamentar, de acordo com a realidade de cada unidade.

Benefícios

Segundo a coordenadora das Ações de Aleitamento Materno da SMS, Carmen Lucia Salvador Stein, a inserção das unidades de saúde na Rede Amamenta Brasil irá qualificar ainda mais o trabalho de incentivo e promoção do aleitamento materno em Porto Alegre. “O aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses, complementado com alimentação adequada até dois anos ou mais, favorece o crescimento da criança, que ganha em qualidade de vida e enfrenta menor risco de adoecer, estreitando ainda mais o vínculo afetivo com a mãe”, afirma.

Unidades de saúde

As unidades inscritas que garantirem a participação de 80% da equipe na oficina de trabalho serão certificadas pelo Ministério da Saúde e integrarão a Rede Amamenta Brasil. Participantes: PSF Alto Erechim, PSF Brasília, PSF Cidade de Deus, PSF Divisa, PSF Ilha dos Marinheiros, PSF Jardim Carvalho, PSF Milta Rodrigues, PSF Moradas da Hípica, PSF Morro dos Sargentos, PSF Modelo, PSF Mario Quintana, PSF São Vicente Mártin, UBS Rubem Berta, Centro de Saúde Modelo e Centro de Saúde IAPI.

 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581