.
 
 
Até quando vai durar o uso do filme nos exames de radiologia?
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/01/2013

Até quando vai durar o uso do filme nos exames de radiologia?

Associação Gaúcha de Radiologia acredita que processo deve ser gradual

Especialistas apostam que as radiografias em breve deixarão de ser impressas no tradicional filme usado desde que surgiu o procedimento radiológico. Em seu lugar será usado papel que usa menos substâncias químicas e não contamina o ambiente no momento do descarte. Apesar da avançada tecnologia nos procedimentos, esse processo deve ser gradual e levar ainda muitos anos até a total aposentadoria do filme.

- A tendência é que as imagens passem a ser transformadas dessa maneira. Isso reduz custos e danos ambientais de componentes químicos que são lançados na natureza. É uma maneira mais fácil de transportar também na comparação com o filme. Portanto, é algo que veio para ficar, mas vai levar um tempo ainda para termos no Brasil essa realidade bem estabelecida - explica o presidente da Associação Gaúcha de Radiologia, Silvio Cavazzola.

No futuro, não só o papel deve roubar o lugar do filme. A própria utilização das mídias virtuais pode permitir que exames sejam visualizados em telas de computador ou tablets ou que sejam armazenadas em CD/DVD.

Curiosamente, os médicos enfrentam nesse processo de transição uma forte barreira cultural do paciente.

- O paciente muitas vezes chega dizendo que quer levar a "chapa" para o doutor ler. Sem essa prática, muita gente pode ainda se atrapalhar - completa Cavazzola.

Uma das preocupação dos médicos é nunca dificultar o atendimento ao paciente. Se em grandes cidades ou capitais, as tecnologias digitais podem facilmente ser abertas em computadores ou outras tecnologias, o mesmo pode não ocorrer em pequenas cidades do interior.

Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista. 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581