.
 
 
Dengue é a doença tropical negligenciada que mais se espalha no mundo, diz OMS
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/01/2013

Dengue é a doença tropical negligenciada que mais se espalha no mundo, diz OMS

Doença, que infecta cerca de 50 milhões de pessoas em todos os continentes, pode ser tornar pandemia

Dengue é a doença tropical negligenciada de mais rápida propagação no mundo e representa uma "ameaça de pandemia", infectando cerca de 50 milhões de pessoas em todos os continentes, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Transmitida pela picada de fêmeas de mosquitos, a doença está se espalhando de forma mais ampla, devido à circulação de pessoas e bens, incluindo plantas e pneus usados, bem como inundações associadas às alterações climáticas.

A doença viral, que afetou apenas poucas áreas na década de 1950, hoje está presente em mais de 125 países, um número significativamente maior do que a malária.

A vacina mais avançada contra a dengue é apenas 30% eficaz, segundo resultados de ensaios clínicos realizados no ano passado.

"Em 2012, a dengue foi classificada como a doença tropical de mais rápida propagação com um potencial de epidemia, registrando um aumento de 30 vezes na incidência da doença nos últimos 50 anos", relata a OMS.

No ano passado, a Europa sofreu seu primeiro surto desde 1920, com 2 mil pessoas infectadas Ilha da Madeira.

"No mundo todo, 2 milhões de casos de dengue são registrados a cada ano em cerca de 100 países, principalmente na Ásia, África e América Latina, causando entre 5 mil e 6 mil mortes. No entanto, o número real é muito maior já que a doença se espalhou exponencialmente e hoje está presente em todos os continentes", afirma Raman Velayudhan, da OMS.

Segundo a OMS, a dengue é a mais ameaçadora doença transmitida por mosquitos. É propensa a pandemia, mas por enquanto é apenas uma ameaça.

OMS anuncia "nova fase" na luta contra doenças tropicais negligenciadas

Um novo relatório da OMS mostrou o progresso sem precedentes contra 17 doenças tropicais negligenciadasgraças a uma nova estratégia global, um fornecimento regular de medicamentos de qualidade garantida e o apoio de parceiros globais.

O relatório revela que a nova dinâmica deixou o mundo mais perto da eliminação de muitas destas condições que afetam mais a população pobre.

"Com esta nova fase no controle dessas doenças, estamos avançando no sentido de atingir a cobertura de saúde universal, com intervenções essenciais. O desafio agora é fortalecer a capacidade dos programas nacionais da doença em países endêmicos e dinamizar as cadeias de fornecimento para levar os medicamentos para as pessoas que precisam deles, quando precisam", afirma Margaret Chan, Diretora-Geral da OMS.

Veja mais detalhes sobre o relatório Sustaining the drive to overcome the global impact of neglected tropical diseases (em inglês)


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581