.
 
 
Associação Gaúcha de Radiologia repudia que exames de ultrassom deixem de ser realizados por médicos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/01/2013

Associação Gaúcha de Radiologia repudia que exames de ultrassom deixem de ser realizados por médicos

Entidade manifesta-se contrária ao Projeto de Lei nº 3661/2012, que pode ameaçar saúde de pacientes e resultar em diagnósticos errados

A Associação Gaúcha de Radiologia (AGR) manifesta preocupação quanto ao Projeto de Lei nº 3.661 de 2012, apresentado inicialmente pelo senador Paulo Paim (PT/RS). A proposta prevê que médicos radiologistas, fundamentalmente capacitados para interpretar e realizar exames de ultrassonografia, percam o direito de fazê-lo, transferindo esta responsabilidade aos técnicos em radiologia. De acordo com a entidade, os pacientes serão os principais prejudicados.
 
- Trata-se de uma ameaça a saúde das pessoas. Entendemos que este projeto merece ser melhor discutido em diversos aspectos, a fim de evitar que doenças possam ser diagnosticadas indevidamente - considera o presidente da Associação Gaúcha de Radiologia, Ildo Betineli.
 
De acordo com o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), o que o Projeto de Lei propõe deixa clara a falta de estudo sobre o grau de informações exigidas ao profissional para realizar e interpretar um exame de imagem deste tipo. 
 
- Isto é um crime contra os pacientes. O exame de ultrassom é um exame médico, dinâmico, que requer profundos conhecimentos de anatomia, fisiologia, interação dos medicamentos, conhecimento de todas as patologias e as alterações que elas provocam no corpo humano em seus diferentes estágios. Deter esses conhecimentos só é possível após seis longos anos de estudo na área da Medicina e, pelo menos, mais dois anos de especialização na área de Ultrassonografia - considera o presidente do CBR, Manoel Aparecido Gomes da Silva. 
 
Tramitando em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, o PL 3.661/2012 aguarda parecer da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Após, ainda será analisado pelas comissões de Trabalho de Administração e Serviço Público (CTAS) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
 

Associação Gaúcha de Radiologia
 
A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.

Autor: Redação: Rafael Dias Borges. Coordenação: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581