.
 
 
Sanatório Partenon comemora 62 anos de funcionamento
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/01/2013

Sanatório Partenon comemora 62 anos de funcionamento

O Hospital Sanatório Partenon é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência no Estado em ações e serviços de promoção e recuperação da saúde, com ênfase em tuberculose

Em comemoração aos 62 Anos do Hospital Sanatório Partenon, na próxima segunda-feira, 28 de janeiro, serão realizadas atividades a partir das 13h30min, reunindo profissionais de saúde, usuários e vistantes. Depois da abertura oficial, haverá uma Roda de de Conversa tendo como tema a história do sanatório dos primórdios até os dias atuais. Às 16h terá uma uma mostra musical com a atração "Prata Da Casa", seguida de uma mostra de artesanato e desfile de modas do clube de reciclagem do Morro da Cruz.
 
O Hospital Sanatório Partenon é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência no Estado em ações e serviços de promoção e recuperação da saúde, com ênfase em tuberculose, HIV/AIDS, hepatite e doenças associadas, em âmbito ambulatorial e hospitalar. Fica localizado na Av.Bento Golçalves, 3722 - Porto Alegre/RS.
 
Inaugurado em 27 de janeiro de 1951, foi construído dentro da proposta da antiga Campanha Nacional Contra a Tuberculose, cujo objetivo principal era o isolamento dos doentes em hospitais (sanatórios), onde seriam tratados com tuberculostáticos, medicamentos específicos para o tratamento da tuberculose, criados na década de 1940, e mantidos longe do convívio social e familiar, visando com isso diminuir a disseminação da doença. Em razão do tratamento prolongado, à época, os doentes ficavam longos períodos internados, chegando há vários anos de hospitalização.
 
O Hospital conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento individual e grupal e tratamento com supervisão semanal, serviços de psiquiatria e de recreação; grupos operativos e grupos de alcoolistas e unidade de internação para os alcoolistas. Esses serviços sofreram modificações necessárias para atender a novas demandas como o aumento do uso de drogas e de número de casos de Aids e do vírus da hepatite C.
 
A Aids passou a fazer parte da história do Hospital Sanatório Partenon em 1983, quando nesta instituição foi diagnosticado o primeiro caso da doença no Estado. Desde então, o HSP dedica-se também ao tratamento da doença.
 
Alguns serviços foram criados no Sanatório Partenon para a prevenção da doença e atendimento aos portadores do vírus e dos doentes de Aids: Ambulatório e Hospital-Dia para adultos, gestantes e crianças, farmácia para antirretrovirais, e Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA - Caio Fernando Abreu.

Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde. Foto: Arquivo SES.

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581