.
 
 
Associação de Pacientes de Doenças Raras
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/01/2013

Associação de Pacientes de Doenças Raras

A Associação de Pacientes de Doenças Raras (Andora) promove a orientação de pacientes com hipercolesterolemia familiar homozigótica

Com o objetivo de orientar pessoas com enfermidades raras, a Associação de Pacientes de Doenças Raras (Andora) foi criada para proporcionar acesso a informações necessárias que lhes permitam aprender a lidar com a própria doença e muitas vezes amenizar o sofrimento dela decorrente. 
 
Atualmente, a Associação concentra seus esforços no sentido de auxiliar a pequena parcela de pessoas diagnosticadas com hipercolesterolemia familiar, uma doença grave e rara. 
 
A hipercolesterolemia familiar é uma enfermidade genética e hereditária cujos pacientes apresentam desde cedo elevadíssimos níveis de colesterol, o que pode gerar graves problemas cardiovasculares. 
 
Embora apenas o médico amparado por exames de sangue esteja apto a diagnosticar a hipercolesterolemia familiar homozigótica, os principais indicativos de sua existência são as seguintes manifestações: 
 
1- altíssimo valor do colesterol total (acima de 500 mg/dl);
 
2- presença de xantomas (pequenas bolhas amareladas) nas articulações;
 
3- colesterol elevado nos pais ou parentes próximos
 
4- morte de parentes jovens por doenças cardíacas.
 
Mundialmente, a referida doença aparece em um indivíduo a cada 1 milhão de habitantes de uma população.
 
Sobre a Andora
 
A Associação de Pacientes de Doenças Raras é uma organização não-governamental, com uma missão desafiadora: proporcionar suporte e orientações sobre seus direitos a pessoas com doenças raras. Foi fundada por Bruno Hatschbach, advogado e filho de oncologistas. Ao longo de sua vida acadêmica, foi incentivado a auxiliar pacientes com enfermidades crônicas a conseguir um tratamento de saúde adequado.
 
Em 2009, defendeu os direitos de uma criança que dependia de um medicamento de alto custo não disponível no Brasil.  A partir deste caso, sensibilizou-se pela causa e fundou a Andora, sem qualquer fim lucrativo, cujo foco é a orientação a pacientes de doenças raras. “A Associação busca orientar a pequena parcela de cidadãos brasileiros portadores especialmente da hipercolesterolemia familiar homozigótica. É importante oferecer-lhes informações precisas para que se familiarizem com a própria enfermidade e aprendam a conviver com ela. Mais importante, no entanto, é o acesso a informações sobre seus direitos fundamentais, ou seja, o acesso aos medicamentos adequados, de elevado custo, que lhes garantem melhor qualidade de vida”, diz Bruno Hatschbach, presidente da Andora.    

Como obter mais informações sobre a hipercolesterolemia familiar 
 
Os interessados podem entrar em contato pelo telefone  (11) 4063 6380 /  (41) 3045 0234, ou então enviar e-mail para cadastros@associacaoandora.org ou ainda acessar www.associacaoandora.org

 


Autor: Vanessa Pirolo
Fonte: AnimaPress

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581