.
 
 
Descoberta tardia da gravidez pode submeter bebê a substâncias indesejáveis na gestação
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/01/2013

Descoberta tardia da gravidez pode submeter bebê a substâncias indesejáveis na gestação

Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Sul alerta sobre o problema e recomenda anticoncepção eficaz por parte das pacientes

O melhor remédio para evitar a descoberta tardia da gravidez, é a realização da anticoncepção eficaz. A recomendação é da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, que alerta sobre o problema que pode expor o bebê a substâncias indesejáveis como o álcool, fumo, alguns analgésicos e antibióticos, além da perda de diversos exames essenciais para uma gestação saudável. 
 
O uso errado do anticoncepcional, a menstruação irregular e a obesidade são os principais fatores que confundem as mulheres que não suspeitam da gravidez. Existem outros fatores, como o início ou final do período menstrual, que causam variações na frequência dos sangramentos, bem como o excesso de esportes, que pode ocasionar o mesmo problema. 
 
- Cada paciente tem características distintas, mas o mais importante é se prevenir da gravidez. Assim, a mulher só engravida quando desejar. Um dos principais problemas é a perda de exames que são importantes para identificar doenças no feto e já podem ser manejados desde o início - explica o ginecologista e obstetra da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Sul (Sogirgs), Cristiano Salazar. 
 
São problemas como a diabetes e a hipertensão, realizados no pré-natal, bem como a descoberta do HIV, que exige tratamentos com antivirais com até 14 semanas de gestação, para reduzir a chance de transmissão da doença para a criança em 2%. A Sogirgs alerta que outra boa iniciativa é observar e conhecer melhor o seu ciclo menstrual. Além disso, é imprescindível a realização de um exame ginecológico anual, que é o momento de identificar situações de risco e reforçar a anticoncepção. 
 
Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul
 
A Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs), em atividade há mais de 60 anos, tem como objetivo representar os especialistas nesta área médica, promover sua qualificação e constante atualização com os estudos deste campo de atuação. Para isso, promove, periodicamente, cursos na capital e no interior do Estado. Sua tradicional programação científica reúne profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente para palestras, debates, seminários, jornadas e conferências.

Autor: Redação: Rafael Dias Borges. Coordenação: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581