.
 
 
Sociedade de Queimaduras
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/01/2013

Sociedade de Queimaduras

Profissionais e bancos de pele à disposição do RS

A Sociedade Brasileira de Queimaduras está mobilizada, através de seus profissionais em todo o país e parceiros no exterior, para ampliar a assistência aos jovens que sofreram queimaduras e lesões inalatórias neste domingo em Santa Maria.
 
Ex-presidente da SBQ, dr. Marcelo Borges viabilizou a doação de 2.500 cm2 de pele do Banco Multitecidos do Norte-Nordeste, em Recife, para os hospitais do RS. A direção do Pronto Socorro de Queimaduras em Goiânia, por sua vez, garantiu junto ao Governo de Goiás o empréstimo de uma aeronave para o deslocamento de profissionais até o Rio Grande do Sul ou, caso necessário, para a transferência de pacientes para esta unidade especializada.
 
Ao mesmo tempo em que a SBQ formalizou, junto ao Ministério da Saúde, sua pronta-disposição em auxiliar na assistência às vítimas, colocando seus profissionais e sua expertise a favor destes pacientes, a entidade também está fazendo a interface entre instituições internacionais consternadas com a tragédia e aptas a enviar especialistas para o Brasil.
 
Imediatamente após a divulgação da tragédia, a SBQ foi contactada pela Federação Latinoamericana de Queimaduras (FELAQ), Ministério da Saúde do Paraguai, Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Arzobispo Loayza do Peru, Fundação do Queimado de Bogotá e Welsh Centre for Burns & Plastic Surgery, da Grã Bretanha, que se prontificaram, inclusive, para enviar tecidos de seus Bancos de Pele caso haja necessidade de transplante nos pacientes grandes queimados.
 
Com larga “expertise” no atendimento a queimados e vítimas de lesões inalatórias, os profissionais da SBQ advertem que todos os jovens expostos à fumaça na boate Kiss procurem atendimento médico caso apresentem quadro de tosse, alterações respiratórias ou mesmo irritação na garganta nos cinco dias posteriores ao incêndio. “A lesão por inalação se manifesta por patologia e disfunção das vias aéreas e do sistema respiratório, e pode ser verificada até cinco dias após a inalação de fumaça ou produtos irritantes de combustão incompleta”, explica a presidente da SBQ, dra. Maria Cristina Serra. No www.sbqueimaduras.org.br os profissionais da Saúde encontram informações técnicas sobre os sintomas e o primeiro atendimento nas lesões por inalação.

 


Autor: Assessora de comunicação SBQ
Fonte: Ana Lavratti - Assessoria de Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581