.
 
 
Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/01/2013

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre

Saúde faz balanço de socorro a vítimas de incêndio

A rede de solidariedade que se formou desde as primeiras horas após a divulgação do incêndio na danceteria Kiss, na madrugada de domingo, 27, em Santa Maria, foi destacada pelo secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Carlos Henrique Casartelli, em entrevista coletiva na última segunda-feira, 28. 
 
A mobilização para socorro às vítimas e apoio aos familiares incluiu gestores públicos, profissionais de saúde (muitos dos quais estavam em férias e retornaram ao trabalho), instituições e a rede hospitalar pública e privada de Porto Alegre. Envolveu também a população, que rapidamente demonstrou grande interesse na doação de sangue e até na oferta de hospedagem para familiares de pacientes trazidos para Porto Alegre. 
   
Pela rede hospitalar, foi disponibilizado um total de 115 leitos pelos hospitais Nossa Senhora da Conceição, Cristo Redentor, Mãe de Deus, Moinhos de Vento, Independência, Parque Belém, Santa Casa e Hospital de Clínicas. Até a tarde desta segunda-feira, 28, haviam sido destinados pela Central de Regulação 51 leitos para vítimas do incêndio. Foram regulados 14 para o Hospital de Clínicas, 8 para a Santa Casa, 6 para o Mãe de Deus, 6 para o Cristo Redentor, 7 para o Hospital de Pronto Socorro, 6 para o Hospital Conceição e 4 para o Moinhos de Vento. 
 
O suporte de ambulâncias para condução de pacientes para os hospitais ao chegarem a Porto Alegre contou, desde o início, com cerca de 15 equipes, incluindo o Samu Municipal, o Samu Metropolitano e as empresas privadas de atendimento móvel de urgência e emergência. Em Santa Maria, a estrutura para assistência às vítimas foi reforçada, já nas primeiras horas de domingo, com o envio de nove respiradores artificiais pela SMS e mais três equipamentos pelo Hospital de Clínicas. Além disso, foram mobilizadas equipes de médicos intensivistas e de enfermagem para acompanhar a transferência de pacientes para Porto Alegre, e de psicólogos para oferecer apoio emocional aos familiares.
 
Nesta segunda-feira, 28, a SMS montou um Centro de Hospitalidade para receber familiares das vítimas. A partir desta terça-feira, 29, o acolhimento estará sendo feito na Fundação São João, na rua Lima e Silva, 925. Para hospedagem de 10 pessoas, o Hotel Plaza São Rafael colocou à disposição cinco apartamentos. Outras acomodações estão sendo buscadas pela SMS. O Centro de Hospitalidade conta com psicólogos da SMS e voluntários, e oferece auxílio também para outras necessidades, como atendimento médico, incluindo transporte em uma van. O telefone de contato é 9388-0881.

Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde. Foto: Samuel Maciel/PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581