.
 
 
Apesar de acometer mais mulheres, 40% das fraturas em decorrência de osteoporose acontecem em homens
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/02/2013

Apesar de acometer mais mulheres, 40% das fraturas em decorrência de osteoporose acontecem em homens

Índice exposto em pesquisa médica aponta a necessidade da realização periódica de exames de Densitometria Óssea para ambos os sexos

A osteoporose acomete 25% das mulheres acima dos 50 anos, mas os homens não podem subestimar o problema. De acordo com pesquisa do Centro de Pesquisa e Análises Clínicas (CCBR), publicada no New England Journal of Medicine, aproximadamente 40% das fraturas causadas pela doença ocorrem em pacientes do sexo masculino. De acordo com o radiologista da Mamorad, Gustavo Melo, o melhor é monitorar o nível de cálcio nos ossos através do exame de Densitometria Óssea. 
 
- Pedimos que todas as mulheres façam o exame a partir da entrada na menopausa. Neste período, existe uma queda de estrogênios que ocasiona uma perda considerável de massa óssea. Aos homens, é indicado que o procedimento seja realizado a partir dos 65 anos - explica Melo. 
 
A doença não tem sintomas, mas pode ocasionar fraturas sem trauma, em virtude da perda de massa óssea em algumas regiões do corpo, principalmente na coluna vertebral e no fêmur. Quanto mais precoce é o diagnóstico, mais eficiente pode ser o tratamento, por isso a realização periódica da Densitometria Óssea é importante, sempre de acordo com a indicação de um médico. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com a osteoporose. 
 
Quanto a faixa etária para a realização da Densitometria Óssea, nos homens, o indicado é acima de 70, ou acima de 50, na presença de fatores de risco como: sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, fraturas por osteoporose prévias, baixa ingestão de cálcio e terapias com drogas que atuem no metabolismo do cálcio, como corticóides.
 
Mamorad
 
A Clínica Mamorad está situada em Porto Alegre, no bairro Bela Vista. A empresa tem mais de duas décadas de atividade, passando por diversas transformações, sempre voltada ao diagnóstico por imagem das mamas. Foi a primeira clínica do Brasil idealizada com o foco exclusivo na mulher e no exame de mamografia, que continua sendo o método mais eficaz na detecção precoce do Câncer de Mama. A concepção do modelo da clínica foi criação de Radiá Pereira dos Santos, que há mais de 30 anos se dedica exclusivamente ao diagnóstico radiológico das doenças mamárias, pois possui o título de especialista em radiologia e mastologia, pelas respectivas entidades de especialidade médica oficiais.

Autor: Redação: Rafael Dias Borges Coordenação: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581