
No último dia 4 de fevereiro foi comemorado o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer. O Brasil está se adequando, mas ainda há muito que melhorar no sentido do diagnóstico precoce da doença. De acordo com a diretora médica da Mamorad, Radiá Pereira dos Santos, existe informação por parte das pessoas, mas ainda estamos carentes de equipamentos e capacitação para a propagação das tecnologias capazes de salvar vidas.
- O diagnóstico precoce do câncer acarreta em uma qualidade de vida melhor e em uma possibilidade de cura muito grande. Temos que reforçar que quanto mais cedo descobrir o problema, melhor. As pessoas estão bem informadas, mas precisamos de bons equipamentos e pessoas bem treinadas - considera Radiá.
Se o serviço público de saúde ainda torna difícil o acesso a um diagnóstico precoce, isso reforça ainda mais a importância do exame de toque. De acordo com a especialista, é muito importante a realização periódica deste procedimento.
- O ideal seria descobrir o câncer antes de se tornar palpável. Nós lastimamos profundamente não poder atender a toda a população carente - lamenta a médica.
No caso do câncer de mama, a mamografia é o melhor método para detectar a neoplasia com antecedência. Este procedimento deve ser realizado uma vez ao ano, a partir dos 40 anos. Quando se trata de pacientes de alto risco, é aconselhável que o monitoramento dez anos mais cedo. Flagrar o problema em seu estágio inicial implica em um tratamento menos invasivo e previne avanços da doença.
Mamorad
A Clínica Mamorad está situada em Porto Alegre, no bairro Bela Vista. A empresa tem mais de duas décadas de atividade, passando por diversas transformações, sempre voltada ao diagnóstico por imagem das mamas. Foi a primeira clínica do Brasil idealizada com o foco exclusivo na mulher e no exame de mamografia, que continua sendo o método mais eficaz na detecção precoce do Câncer de Mama. A concepção do modelo da clínica foi criação de Radiá Pereira dos Santos, que há mais de 30 anos se dedica exclusivamente ao diagnóstico radiológico das doenças mamárias, pois possui o título de especialista em radiologia e mastologia, pelas respectivas entidades de especialidade médica oficiais.