
Antes de marcar uma consulta, os brasileiros poderão acessar a ficha profissional do médico especialista por meio do Cadastro Nacional de Especialistas, que está sendo desenvolvido pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) com o Ministério da Saúde.
O cadastro facilitará o acesso às informações pelos beneficiários de planos de saúde, gestores e toda a sociedade sobre a atuação dos profissionais do setor de saúde do País. O banco de dados irá utilizar inicialmente as informações do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), da Comissão Nacional de Residência Médica do Conselho Federal de Medicina e da Associação dos Magistrados Brasileiros.
O principal objetivo da iniciativa é entender o desenvolvimento do trabalho dos especialistas que atuam na área de saúde suplementar. No primeiro momento do cadastro, os brasileiros poderão encontrar informações do setor e a atuação médica, contando para isso, com os dados relevantes das operadoras de planos de saúde.
Segundo o Secretário da Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mozart Sales, a iniciativa da criação do cadastro é o ponto de partida para a formulação de uma política de formação de especialistas no País nos próximos dez a 15 anos.