.
 
 
Hospital Samaritano capacita equipes de UTIs Neonatal e Pediátrica de três regiões do País
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/02/2013

Hospital Samaritano capacita equipes de UTIs Neonatal e Pediátrica de três regiões do País

27 Instituições do Norte, Nordeste e Centro-Oeste participam de programa de capacitação

Na última semana, o Hospital Samaritano de São Paulo recebeu a visita de profissionais dos hospitais Agamenon Magalhães de Recife (PE) e da Maternidade Profº José Maria Magalhães Netto de Salvador (BA), além da representante da Coordenação Geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde, Sandra Lemos. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Organizacional de Apoio à Gestão e Assistência com ênfase em UTIs Neonatal e Pediátrica, que integra os projetos do PROADI-SUS – Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.

Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social do Hospital Samaritano, Edna Aparecida Bussotti, este é o segundo ciclo do programa de capacitação e gestão de UTIs Neonatal e Pediátrica que envolve ao todo 27 hospitais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No primeiro ciclo (triênio 2009-2011), 13 hospitais já participaram desta ação. O segundo (triênio 2012-2014) envolve os 14 hospitais restantes.

“O objetivo é capacitar as equipes envolvidas diretamente na assistência em UTIs, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que atuam à beira do leito, além de profissionais voltados para a gestão da unidade”, afirma a coordenadora.

Os hospitais passam por uma avaliação para diagnosticar as oportunidades de melhoria dentro de suas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. O diagnóstico é feito por uma equipe do Hospital Samaritano que desenvolveu uma metodologia a partir da legislação já existente. Após essa avaliação, a capacitação acontece em duas fases.

A primeira conta com a visita monitorada de três profissionais de cada instituição ao Hospital Samaritano. São 40 horas dentro da Instituição – uma semana inteira - e envolve 26 áreas do Hospital. O segundo momento é a visita de uma equipe do Samaritano nas UTIs dessas instituições. São mais 20 horas acompanhando toda a assistência, procedimentos, além de aulas expositivas.

“Ao término da fase de capacitação, em média após três meses, a Instituição é reavaliada (terceira fase) preferencialmente pela mesma equipe que fez o diagnóstico inicial para fins de comparabilidade. Inicia-se então a quarta fase, implantação de indicadores assistenciais e administrativos. O objetivo geral é o fortalecimento do atendimento no SUS”, completa a coordenadora.

Sobre o Hospital Samaritano de São Paulo

Com 119 anos de atividades, o Samaritano é um dos principais centros de excelência em saúde do país. É um Hospital especializado em Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Urologia e Medicina Fetal e Perinatal. Além disso, conta com um completo e moderno Serviço de Medicina Diagnóstica e Terapêutica e área de Emergência.

O Complexo Hospitalar é composto por 19 andares com leitos de internação e de UTI – Unidade de Terapia Intensiva, moderna Medicina Diagnóstica, novos espaços de Gastronomia e Nutrição, Centro Cirúrgico para alta complexidade, além de outras facilidades. 


Autor: Redação
Fonte: CDN Comunicação Corporativa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581