.
 
 
Danos das doenças degenerativas à saúde
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/02/2013

Danos das doenças degenerativas à saúde

Lutadores podem vir a ter Alzheimer ou Parkinson

O boxe ou pugilismo é uma arte marcial e esporte de combate que usa apenas os punhos, tanto para a defesa como para o ataque. No entanto, este popular esporte pode causar sérios danos à saúde neurológica - doenças degenerativas como Alzheimer e o mal de Parkinson - devido aos constantes golpes na cabeça, comuns na modalidade. Nesta semana, o ex-pugilista brasileiro Mapila, que se destacou na década de 80, quando sagrou-se campeão brasileiro e sul-americano dos pesos pesados, foi diagnosticado com o mal de Alzheimer em virtude da profissão, e está internado no Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo. O médico neurocirurgião Arlindo D'ávila, chefe do sistema de saúde Mãe de Deus e do Hospital Universitário (HU) da Ulbra explica que golpes na cabeça geram movimentos de aceleração e desaceleração do cérebro, produzindo uma lesão nos neurônios e fibras nervosas, o que determina alterações no nível de memória. "Conforme a intensidade e repetição dos golpes, além da memória, mais tardiamente pode afetar nos movimentos e comportamento do indivíduo", ressaltou.

Sequela definitiva - O médico informa que entre os casos mais sérios a que essas lesões cerebrais podem levar, estão a demência - tipo Alzheimer, e o mal de Parkinson. "Dependendo da contundência dos golpes, onde neste tipo de luta é enorme, pode ocorrer uma hemorragia, com uma concussão cerebral - um descompasso elétrico que pode durar até 3 ou 4 dias. Neste caso, aconselhamos ao atleta que deixe o esporte, para não ter uma sequela definitiva", afirmou.

Para técnico, boxe é um esporte seguro

De acordo com Vinicio Guariglia (foto), 73 anos, ex-pugilista, presidente da Federação Rio-grandense de pugilismo e professor de boxe da Academia Boião Gaúcho, para alunos como Camila Pereira e Alexandre Mendes, a possibilidade de acontecer doenças degenerativas no boxe é igual a de qualquer esporte e de qualquer atividade. Segundo ele, as pessoas se machucam mais praticando futebol, basquete e outras modalidades esportivas. "O boxe é um esporte seguro, conta com treinadores capacitados e existe um grande cuidado para os atletas não se machucarem. Em 30 anos nunca ouvi falar que algum pugilista tenha sofrido do mal de Alzheimer como consequência da carreira de lutador. O único lutador que eu soube que teve doença degenerativa foi o Muhammad Ali, que tem o mal de Parkinson."

Doença de Parkinson

O Parkinson é uma doença neurológica que compromete os movimentos da pessoa. Ela ocorre quando as células nervosas do cérebro que produzem dopamina são destruídas lentamente. Sem a dopamina, as células nervosas não podem enviar mensagens corretamente. Isso leva à perda da função muscular, e piora com o tempo. Um exame pode mostrar dificuldade para começar ou terminar movimentos voluntários, espasmódicos e rígidos, atrofia muscular, tremores de Parkinson.

Mal Alzheimer

O mal Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais,reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade, O paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode lembrar com precisão fatos de anos atrás, mas esquecer os recentes. Com a evolução, o alzheimer afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. 


Autor: Redação
Fonte: Diário de Canoas - Comunidade
Autor da Foto: Emerson Machado

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581