.
 
 
Sociedade de Pediatria alerta para o uso correto de protetor solar nos bebês e crianças
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/02/2013

Sociedade de Pediatria alerta para o uso correto de protetor solar nos bebês e crianças

Temporada de verão exige uma série de cuidados, seja na praia ou na piscina

Como em boa parte do desenvolvimento infantil, cada etapa é diferente e exige um cuidado especial por parte dos pais ou responsáveis que passam a temporada de verão com as crianças na praia ou em piscinas. Os erros mais comuns, segundo a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, estão relacionados ao excesso de exposição solar.

- Um fato muito comum é ficar na praia ou ir para a praia entre 10:00 e 15 horas ( ou entre 11:00 e 16:00 horas no horário de verão), achando que, se levar o guarda-sol e aplicar o filtro solar, não há problema - afirma a médica e presidente do Comitê de Dermatologia Pediátrica da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Ana Elisa kiszewski.

Apesar da sensação de proteção, o guarda-sol, não impede a exposição aos raios UV. Os raios UV refletem na areia e/ou água e acabam incidindo indiretamente na pessoa que está embaixo do guarda-sol. Por isso, na praia pode ocorrer queimadura mesmo na "sombra" ou dentro da água. A aplicação do filtro solar também não impede de forma completa os raios UVA e UVB, apenas diminuem a sua exposição .

- Desta forma não existe filtro solar que ofereça 100% de proteção e deve-se ainda considerar que filtros com FPS 30 não são muito diferentes dos FPS60. Por isso, o que importa é evitar os horários de maior concentração dos raios UVB, aplicar o filtro em quantidade adequada e reaplicar sempre que necessário - completa a médica.

Outro lembrete é sempre aplicar o protetor, mesmo em dias nublados, pois parte dos raios UV ultrapassam as nuvens e podem produzir queimaduras. Além disso, deve-se proteger a pele mesmo que ela esteja bronzeada, pois a exposição dos raios UV continua a danificá-la mesmo que de forma não parente.

A formulação do filtro solar deve estar de acordo com a idade da criança. Assim, existem filtros para bebês (rótulo baby) e infantil (rótulo Kids ou Infantil). Isso é importante porque leva em conta a segurança de seus ingredientes e diminui o risco de reações alérgicas ao produto.

Recomendações:

- Bebês até os 6 meses: não é recomendado exposição solar prolongada (praia, piscina). Na criança, se considera que 15 minutos duas ou três vezes por semana são suficientes para a produção de vitamina D, sem o uso do filtro solar.

- Dos 6 meses aos 2 anos: a recomendação é utilizar somente filtros 100% físicos (filtro baby) e evitar a exposição solar excessiva.

- A partir dos 2 anos o recomendado é o uso de filtros solares infantis (filtro misto: físico e químico) e evitar a exposição solar excessiva. Em crianças, a queimadura solar deve ser evitada a todo custo. Os filtros em spray são práticos, mas a cobertura é seguidamente inadequada e por isso devem ser evitados.

- É importante não esquecer de aplicar o filtro solar nas orelhas, nuca e nos lábios (bastão).

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica. 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581