.
 
 
Hospitais estão em forte expansão
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/07/2009

Hospitais estão em forte expansão

Em meio ao pior cenário global em 80 anos, o setor farmacêutico cresce em 2009 e países como o Brasil são cruciais para esse resultado

Duas importantes revistas de grande circulação e abrangência nacional deram destaque, nas últimas semanas, a um tema que a HOSPITALAR já havia antecipado em várias ocasiões anteriores: os hospitais brasileiros estão em acelerado processo de expansão. Através de artigo assinado pela Dra. Waleska Santos, presidente da Hospitalar, para a Gazeta Mercantil (fevereiro de 2009); em reportagem no Jornal da Hospitalar (maio 2009) e através de várias matérias veiculadas no portal www.hospitalar.com a equipe da feira identificou o movimento e destacou o fato do setor de saúde estar andando "na contramão da crise internacional".

A revista Exame de 1/7 veiculou suplemento especial sobre saúde, "um setor à prova de crise", segundo o título de capa da edição. "Em meio ao pior cenário global em 80 anos, o setor farmacêutico cresce em 2009 e países como o Brasil são cruciais para esse resultado", diz a publicação. E analisa o fato em várias matérias, com títulos como; Crise, que crise? Negócios da área da saúde crescerão 3,5% em 2009. Nem parece, mas é Brasil. Hospitais brasileiros de ponta atraem pacientes do exterior.


Já a revista Veja São Paulo, em sua edição datada de 8 de julho, tem como manchete de capa: Hospitais em obras. E diz que, "com investimentos que superam 2 bilhões de reais, vinte centros médicos particulares melhoram a estrutura e buscam especializar seus serviços". A revista dedica 7 páginas à análise dos investimentos que estão fazendo hospitais paulistanos como o HCOR, Albert Einstein, Oswaldo Cruz, Samaritano, Beneficência Portuguesa, Sírio-Libanês e outros.

Vivência de mercado antecipou o movimento
O aquecimento do mercado brasileiro de saúde, puxado pelos altos investimentos que hospitais de todo o País começaram a fazer em ampliação física, melhoria de serviços e abertura de novas especialidades, havia sido detectado pela feira HOSPITALAR desde o final de 2008/início de 2009. Não apenas as obras dos hospitais começavam a despontar, mas a própria indústria fornecedora de equipamentos, produtos e serviços hospitalares começava a se agitar com a perspectiva de crescimento de negócios.
O assunto foi comentado no Jornal da Hospitalar de maio último, 30 dias antes da HOSPITALAR 2009, sob o título "Saúde: cenário positivo para investimentos". E abordado também pelo portal da feira, em várias matérias: “Incor recebe R$ 51 milhões para reequipar instalações” (27/01/09); “Rede São Camilo investe na contramão da crise” (18/02/09); “SP lança o maior pacote de recuperação de UBSs da história” (03/03/09) “Sírio-Libanês investe R$ 2 milhões em equipamentos” (31/03/09), entre outras.

Setor foi às compras
Um dos efeitos mais visíveis da expansão dos hospitais brasileiros foi o movimento da 16ª edição da HOSPITALAR, em junho último. Maior evento de saúde da América Latina e ponto de encontro da indústria fornecedora com dirigentes de hospitais e clínicas de todo o País, a feira bateu este ano todos os recordes: 1.200 empresas expositoras, 82 mil metros quadrados de área de exposição, 86.000 visitas profissionais em quatro dias (10% a mais do que em 2008) e negócios da ordem de 4,7 bilhões de reais, 7% acima dos resultados da edição anterior.

Para a presidente da feira, Dra. Waleska Santos, a maior atenção que a mídia geral vem dedicando aos aspectos positivos do setor parece indicar que "saúde e qualidade de vida são temas que chegaram para ficar no dia-a-dia dos brasileiros. Existe maior demanda e valorização por serviços de excelência. Há 15 anos atrás, falar em hospitais e planos de saúde era assunto para médicos ou governantes. Poucos se interessavam e até evitavam o tema, que tinha sempre uma conotação negativa. Nós, da HOSPITALAR, vivenciamos esta mudança e nos sentimos parte ativa da visibilidade que os serviços de saúde têm hoje nas páginas de jornais e revistas de prestígio. Sempre trabalhamos para destacar "a saúde que funciona" em nosso País e propusemos uma agenda positiva para o setor. Acredito, portanto, que contribuímos decisivamente para esta mudança de paradigmas".

 


Autor: Redação
Fonte: Hospitalar.com

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581