.
 
 
Uso de talco e desodorante pode ocasionar falsos positivos em exames de mamografia
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/02/2013

Uso de talco e desodorante pode ocasionar falsos positivos em exames de mamografia

Alguns itens de higiene possuem substâncias radiopacas, que podem ser confundidas com um diagnóstico de câncer de mama

O uso de produtos comuns em nosso cotidiano como o talco e o desodorante pode ocasionar resultados falsos positivos em exames de mamografia. É curioso, mas estes itens essenciais para a higiene possuem substâncias radiopacas, isto é, que a radiação não consegue atravessá-las. A aparência das manchas geradas no exame de imagem pode levar o médico a realizar um diagnóstico errado de câncer de mama.

- Sempre recomendamos que a paciente faça sua higiene normalmente, mas após o banho, não utilize estes produtos até a realização da mamografia. Assim, garantimos que o resultado não será influenciado pelo problema - esclarece a diretora-médica da Mamorad, Radiá Pereira dos Santos.

Outra boa dica para a preparação é que as mulheres não se submetam ao procedimento no período pré-menstrual. Nesta época, geralmente as pacientes apresentam um inchaço natural nos seios, o que causa desconforto em decorrência da compressão necessária para a execução correta do exame. O ideal é que a mamografia seja feita logo após o período menstrual, quando a mama já voltou ao seu estado normal.

Mamorad

A Clínica Mamorad está situada em Porto Alegre, no bairro Bela Vista. A empresa tem mais de duas décadas de atividade, passando por diversas transformações, sempre voltada ao diagnóstico por imagem das mamas. Foi a primeira clínica do Brasil idealizada com o foco exclusivo na mulher e no exame de mamografia, que continua sendo o método mais eficaz na detecção precoce do Câncer de Mama. A concepção do modelo da clínica foi criação de Radiá Pereira dos Santos, que há mais de 30 anos se dedica exclusivamente ao diagnóstico radiológico das doenças mamárias, pois possui o título de especialista em radiologia e mastologia, pelas respectivas entidades de especialidade médica oficiais. 


Autor: Rafael Dias Borges
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581