.
 
 
Identificado novo marcador biológico envolvido na dislexia
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/02/2013

Identificado novo marcador biológico envolvido na dislexia

Pesquisa revela correlação entre a habilidade em codificar os sons e o fortalecimento do processo de leitura

Investigadores da Universidade Northwestern, nos EUA, encontraram um mecanismo biológico que parece desempenhar um papel importante no processo de leitura e na dislexia.

"Descobrimos uma relação sistemática entre a capacidade de leitura e consistência com que o cérebro codifica os sons" , afirma a pesquisadora Nina Kraus.

Embora a aprendizagem da leitura prossiga sem problemas para a maioria das crianças, um em cada 10 sofre de dislexia, deficiência que dificuldade a aprendizagem da leitura.

Gravando as respostas automáticas de ondas cerebrais de 100 crianças em idade escolar para sons de fala, os pesquisadores descobriram que os melhores leitores codificam o som mais consistente, enquanto os piores codificam com maior inconsistência. Presumivelmente, a resposta do cérebro ao som estabiliza quando as crianças aprendem a conectar com êxito os sons com seus significados.

A equipe equipou as crianças com dificuldades de leitura por um ano com dispositivos de assistência que transmitiam a voz do professor diretamente aos ouvidos. Depois de um ano, as crianças mostraram melhora não só na leitura, mas também na consistência com que seus cérebros codificavam sons da fala, particularmente consoantes.

"O uso dos dispositivos focaram os cérebros das crianças nos sons significativos vindo do professor, diminuindo outras distrações irrelevantes. Depois de um ano de uso, os estudantes tinham aperfeiçoado seus sistemas auditivos e não tinham mais necessidade de usar os dispositivos de assistência para manter a sua leitura e vantagem de codificação", observa Kraus.

Segundo Kraus, entender os mecanismos biológicos da leitura nos coloca em uma posição melhor para entender como funciona a leitura normal e amenizar quando ela está errada. " A boa notícia é que a consistência de resposta à leitura pode ser melhorada com o treinamento auditivo." 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581