.
 
 
Pelotas recebe a primeira unidade da Rede Hemocord no interior do Estado
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/02/2013

Pelotas recebe a primeira unidade da Rede Hemocord no interior do Estado

Banco é responsável pela coleta e armazenamento de células-tronco de cordões umbilicais

O alto potencial econômico e a rápida conexão com o centro do país e com o Mercosul levaram o Hemocord - o primeiro banco gaúcho de células-tronco de cordão umbilical - a escolher Pelotas como a sede da sua primeira Unidade de Negócios. O Hemocord Sul, empreendimento pioneiro da Rede no interior do Estado, ficará no centro da terceira cidade mais populosa do Estado, localizado a 250 Km de Porto Alegre e com capacidade para atender a demanda das regiões sul e sudeste, área que abrange mais de 20 municípios do RS. O crescimento na procura pelo serviço na região também foi um dos motivadores. Em 2012, houve um acréscimo de 25% sobre o volume de coletas registrado no ano anterior.

As operações iniciam já na próxima quarta-feira (27) para receber o público interessado em obter informações detalhadas sobre o serviço e optar pela coleta do sangue de cordão umbilical, procedimento que é feito nos hospitais por uma equipe de enfermeiros capacitados pelo Hemocord e que estão integrados à equipe que atua em Porto Alegre. O processamento e o armazenamento do material biológico coletado continuarão sendo encaminhados ao laboratório de criopreservação, localizado na capital.

Segundo o plano de expansão da Rede Hemocord, serão mais 4 novas unidades ainda este ano. A ideia parte de um plano de metas e estratégias de mercado a serem adotadas nos próximos meses, que culmina com a implantação das Unidades de Negócios em todo o território gaúcho.
Para o diretor de operações com o mercado do Hemocord, Carlos Altnetter, a novidade representa um marco para o início da expansão em nível nacional. “Esse modelo irá permitir um atendimento mais próximo e personalizado aos nossos clientes", comemora.

Um gestor com raízes locais

O bioquímico e pesquisador Rodrigo Proto Siqueira, que será o gestor do Hemocord Sul, reside em Pelotas, formou-se pela UCPel (Universidade Católica de Pelotas) e é um jovem empreendedor local. Com especialização em Hematologia e Terapia Celular e Pós-Doutorado pela Queen Mary University, de Londres, Rodrigo aposta no crescimento do novo investimento na área da saúde.

“Acreditamos na integração com as universidades da área de saúde e de biotecnologia de Pelotas e Rio Grande e que isso possa estreitar a relação de confiança entre as gestantes que optarem pelo armazenamento do sangue de cordão umbilical na região”, destaca o empresário gaúcho com experiências recentes em centros de pesquisa clínica de São Paulo.

Sobre o serviço

Como funciona a coleta?

A coleta do sangue a partir do cordão umbilical acontece durante o parto com duração média de 3 a 5 minutos. O material é transportado, acondicionado em bolsas térmicas com monitoramento digital de temperatura e identificação detalhada até a central de armazenamento. O obstetra deve ser comunicado sobre o desejo de armazenar as células-tronco do bebê. Em caso de agendamento do parto, informar local e horário para programação da equipe do Hemocord com antecedência.

Por que guardar as células-tronco do cordão umbilical?

· É uma alternativa aos bancos de medula óssea em caso de necessidade de transplante, pois a chance de compatibilidade entre familiares é muito maior em relação a um doador sem parentesco;
· O procedimento é indolor e sem riscos para a gestante e para o bebê;
· O material biológico do cordão contém células mais jovens e com maior potencial regenerativo;
· As células-tronco do próprio bebê (autólogas) são 100% compatíveis com o organismo em caso de futuros transplantes.

Sobre o Hemocord

É um banco de cordão umbilical fundado por médicos obstetras e criobiologistas que atua desde 2004. Conta com enfermeiros coletores nos hospitais de referência da região para agilizar os processos de coleta. Atende com ênfase nos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Seu laboratório sede fica em Porto Alegre, próximo ao Aeroporto, para facilitar os procedimentos de transporte e armazenamento de materiais provenientes de todo o país. No laboratório ficam os tanques de nitrogênio líquido que armazenam o material coletado. O Hemocord oferece estrutura para armazenar e disponibilizar as células-tronco do cordão umbilical para qualquer centro de transplante do mundo.

Os sócios

Karolyn Sassi Ogliari - médica obstetra formada pela Faculdade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Phd em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, idealizadora e diretora geral do hemocord desde a sua fundação;

Martina Fritsch - Mestre em Criobiologia, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Universidade de lmu, em Munique na Alemanha.


Autor: Alexandre Cardoso
Fonte: DNA Assessoria

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581