.
 
 
Nova lei estende validade das Certificações de Boas Práticas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/07/2009

Nova lei estende validade das Certificações de Boas Práticas

Regulamentação dispõe sobre os produtos sujeitos à inspeção da Anvisa

 Agora é lei: as Certificações de Boas Práticas terão prazo de dois anos ao invés de um ano. A Lei nº 11.972 foi sancionada pelo presidente em exercício, José Alencar Gomes da Silva, no dia 06 de julho. A nova regulação altera a Lei no 9.782, de 26 de janeiro de 1999, que dispõe sobre os produtos sujeitos ao regime de vigilância sanitária.

Nos anos em que as inspeções não estiverem previstas, as empresas deverão realizar a auto-inspeção e enviar relatório à Anvisa. Caso comprovado o não cumprimento das boas práticas, o certificado poderá ser cancelado a qualquer momento.

Hoje, as empresas levam cerca de cinco meses para obter a documentação (entre o protocolo e a concessão do certificado), que é exigida por mais de 95% dos processos de licitação pública. "Atualmente, as empresas passam metade do ano apreensivas à espera da certificação", fala Franco Pallamolla, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares de Laboratórios (ABIMO).

A aprovação da nova lei contou com o apoio da Anvisa e da ABIMO que levaram o projeto adiante. "Conseguimos dar mais um passo para a otimização do marco regulatório sanitário que, muitas vezes, impede o avanço do complexo industrial da saúde no país. Aproveito a oportunidade para parabenizar a diretoria da ANVISA, que tem trabalhado fortemente para rever as regulamentações vigentes", disse Pallamolla.

Clique aqui: Lei nº 11.972


Autor: Camila Kniss
Fonte: Y2M2 Assessoria

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581