.
 
 
Ampliação da rede assistencial pública na Capital
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/07/2009

Ampliação da rede assistencial pública na Capital

Emergência do Presidente Vargas ganha mais leitos

Desde o início da semana, o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) ampliou de 10 para 16 leitos a capacidade de atendimento na emergência pediátrica. A ampliação foi possível devido à contratação de seis novos profissionais que foram convocados por meio de edital no dia 30 de junho. Nesta semana, nova publicação chamou mais 12 médicos para permitir o aumento para 20 leitos na emergência.

O secretário municipal de Saúde, Eliseu Santos, informou que tramita no município o processo para criação de 410 cargos e contratações para preenchimento das carências de recursos humano na área. "Qualquer funcionário, quando solicita sua aposentadoria, deixa de trabalhar e continua recebendo o salário enquanto durar o processo de aposentadoria, "permanecendo" no cargo. Assim indisponibiliza a contratação para substituí-lo, pois o cargo não está livre", explicou. "Por isso, precisamos abrir novas vagas. Além disso, temos que suprir as vagas dos profissionais com vínculos com o Governo Estadual e Governo Federal, com cargas horárias e salários diferentes".

Eliseu Santos disse que há dificuldades em selecionar e requisitar médicos para trabalhar no terceiro turno (18h às 22h) os quais recebem por quatro horas de trabalho extra a quantia de R$ 80,00 aproximadamente, o que perfaz R$ 400,00 por semana. Para solucionar o problema, a Secretaria Municipal de Saúde estuda a possiblidade de concessão de uma gratificação para o terceiro turno.

O secretário destacou atividades que estão sendo executadas, como a recuperação das estruturas físicas dos postos, ampliando serviços como o da telemedicina, psiquiatria de urgência do IAPI e farmácias distritais. Afirmou ainda que, superando as dificuldades financeiras, houve a contratação profissionais para várias áreas da saúde.

Para o secretário, a carência no setor de saúde é um dos maiores problemas nacionais. Ele ressaltou que prefeitura cumpre a Constituição Federal e aplica recursos que superam os 15% da Emenda Constituição nº 29/2000.

Matérias relacionadas

Ampliação da assistência a dependentes químicos
Em parceria com o Hospital Mãe de Deus, Prefeitura de Porto Alegre inaugura dois novos centros de atendimento


Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e outras Drogas
Municípios gaúchos vão receber 11 centros para tratamento de dependentes químicos


Ampliação e modernização
Mãe de Deus inaugura nova Unidade de Diálise


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581