.
 
 
Porto Alegre amplia a cobertura de saúde da família
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/02/2013

Porto Alegre amplia a cobertura de saúde da família

A cobertura atual já alcança 44,3% da população, que conta com o atendimento de 181 equipes de saúde da família e 65 equipes de saúde bucal na cidade

O município de Porto Alegre ampliou a cobertura de equipes de saúde da família (ESF) no terceiro quadrimestre de 2012. A cobertura atual já alcança 44,3% da população, que conta com o atendimento de 181 equipes de saúde da família e 65 equipes de saúde bucal na cidade. O anúncio foi feito na manhã da última terça-feira, 26, pelo secretário Municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, em audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Como convidado, Casartelli, apresentou o relatório de gestão da SMS referente ao terceiro quadrimestre de 2012, em que aponta uma série de avanços na saúde, baseada em metas pactuadas, que em sua maioria foram superadas. “Conseguimos dobrar o numero de equipes de saúde da família e de saúde bucal na cidade, isso refletirá em um atendimento qualificado da população de nossa cidade”, destacou o secretário.

Nesse mesmo período, a secretaria manteve seu quadro de servidores em um total de 5.559 profissionais, com uma variação de 5,14% no número de servidores registrado no mesmo quadrimestre de 2011. Na área de humanização, a SMS já possui 57,9% dos serviços com ações humanizadas. No primeiro quadrimestre de 2012 foram realizadas 411,13 mil consultas médicas na Atenção Básica (Unidade Básica de Saúde e Estratégia de Saúde da Família), cerca de 48 mil consultas a mais, que o mesmo período de 2011. Na informatização das unidades de saúde, 131 delas já contam com o acesso ao novo sistema de marcação de consultas.

Na assistência farmacêutica foram atendidas, no mesmo período, 763 mil receitas médicas, nas farmácias e gerências distritais de saúde da Capital. Também neste período analisado, o Samu (Serviço Móvel de Urgência) realizou 12 mil atendimentos. Na área técnica de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)/HIV/Aids e Hepatites Virais, foram feitos, neste período, 5,4 mil testes rápidos de HIV/Aids, em ações desenvolvidas em diversas regiões da cidade e nos serviços de saúde.


Autor: Denise Righi
Fonte: Portal PMPA - Saúde
Autor da Foto: Denise Righi - Divulgação PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581