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Videogames de ação aumentam capacidade de leitura de crianças com dislexia
 
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03/03/2013

Videogames de ação aumentam capacidade de leitura de crianças com dislexia

Passar 12 horas jogando videogame teve mais impacto sobre habilidade de leitura do que tratamentos tradicionais

Videogames de ação aumentam a capacidade de leitura de crianças com dislexia. É o que revela estudo de pesquisadores da University of Padua, na Itália.

Os resultados mostram que 12 horas jogando videogame teve mais impacto sobre as habilidades de leitura do que normalmente é conseguido com um ano de desenvolvimento da leitura espontânea ou tratamentos de leitura tradicionais.

"Videogames de ação melhoram muitos aspectos da atenção visual, principalmente melhoram a extração de informações a partir do ambiente. As crianças disléxicas aprenderam a se orientar e concentrar sua atenção de forma mais eficiente para extrair as informações relevantes de uma palavra escrita mais rapidamente", afirma o pesquisador Andrea Facoetti.

Os resultados vêm como mais apoio para a ideia de que déficits de atenção visuais estão na raiz da dislexia, uma condição que torna a leitura extremamente difícil para uma em cada dez crianças. Ele enfatizou que não há, até agora, nenhum tratamento aprovado para a dislexia, que inclua videogames.

Facoetti e seus colegas testaram a leitura, fonologia e habilidades de atenção de dois grupos de crianças com dislexia, antes e depois de jogaram videogames de ação ou videogames de não ação por nove sessões de 80 minutos.

Os resultados mostraram que aqueles que jogaram videogames de ação eram capazes de ler mais rápido, sem perder a precisão. Eles também mostraram ganhos em outros testes de atenção.

"Estes resultados são muito importantes para entender os mecanismos cerebrais subjacentes à dislexia, mas eles não nos colocar em posição de recomendar videogames, sem qualquer controle ou supervisão", destaca Facoetti.

Ainda assim, ele ressalta que ainda há uma grande esperança de intervenções precoces que poderiam ser aplicadas com poucos recursos. "Nosso estudo abre caminho para novos programas de remediação, com base em resultados científicos, que pode reduzir os sintomas da dislexia e até mesmo impedir a dislexia quando aplicada a crianças em situação de risco para a condição, antes de aprender a ler", conclui o pesquisador. 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

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