.
 
 
Dia Internacional da Mulher terá teste rápido de Aids
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/03/2013

Dia Internacional da Mulher terá teste rápido de Aids

O exame necessita de apenas uma gota de sangue e o resultado fica pronto em cerca de 15 minutos

Em Porto Alegre, a incidência de Aids em mulheres é de 76 casos a cada 100 mil habitantes. Em função disso, o Dia Internacional da Mulher será marcado, na Capital, com a realização de teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C exclusivamente para mulheres. A ação da Secretaria Municipal de Saúde levará a testagem até o Largo Glênio Peres, na segunda, 4, e na terça-feira, 5, a partir das 9h, com o atendimento de 200 pessoas diariamente. A iniciativa integra a campanha da SMS – Uma gota de sangue do seu dedo pode fazer a diferença –, que tem o objetivo de diagnosticar precocemente a doença garantindo melhor qualidade de vida às pessoas infectadas pelo vírus.

De acordo com dados da SMS, 54% dos casos de Aids em mulheres na capital, estão concentrados na faixa etária de 20 a 39 anos (idade fértil), com um crescimento entre jovens e adolescentes com idade de 13 a 20 anos. Outro dado que chama atenção, é que em média 2% das gestantes são HIV positivo. A cada ano são aproximadamente 400 partos de crianças que foram expostos ao vírus HIV na gestação/parto.

Fique sabendo – Com uma estrutura de 100 metros quadrados, a estrutura montada no Largo irá abrigar cinco consultórios e cinco cabines de coleta, além de sala de acolhimento e espera, todos em um ambiente climatizado. O atendimento será realizado por profissionais de saúde. O exame necessita de apenas uma gota de sangue e o resultado fica pronto em cerca de 15 minutos. “Pretendemos com esta ação específica do Dia Internacional da Mulher, oportunizar o diagnostico do HIV, Sífilis para uma população que vem sendo fortemente atingida pelo HIV e merece um diferencial nas campanhas de prevenção e nas políticas de saúde pública. A feminização da epidemia da Aids tem sido uma grande preocupação dos governos, da sociedade civil e das mulheres”, destaca o coordenador da área técnica de DST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Gerson Barreto Winkler.

Teste rápido – Além da ação do Dia da Mulher, o teste rápido está disponível para a população em todas as unidades de saúde de Porto Alegre e no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar), no turno da manhã. A meta é reduzir o número de diagnósticos tardios e a transmissão do vírus HIV. Estudos demonstram que 40% da mortalidade por Aids acontece devido à demora em descobrir a presença do vírus e dar início ao tratamento. 


Autor: Denise Righi
Fonte: Portal PMPA - Saúde
Autor da Foto: Denise Righi - Divulgaçao PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581