.
 
 
Exercício físico melhora resposta de crianças a situações de estresse
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/03/2013

Exercício físico melhora resposta de crianças a situações de estresse

Pesquisa revela que crianças sedentárias têm maior probabilidade de experimentar picos do hormônio do estresse no organismo

O exercício pode desempenhar um papel fundamental para ajudar as crianças a lidar com situações estressantes. É o que revela estudo de pesquisadores da University of Helsinki, na Finlândia.

A pesquisa demonstrou que, quando expostas a estressores da vida diária, crianças sedentárias tinham picos de cortisol, hormônio ligado ao estresse. Já as crianças mais ativas tiveram pouco ou nenhum aumento em seus níveis de cortisol em situações semelhantes.

"Os resultados sugerem que a atividade física desempenha um papel na saúde mental amortecendo os efeitos de estressores diários, como falar em público, sobre as crianças", afirma a principal autora do estudo, Silja Martikainen.

Os pesquisadores monitoraram a atividade física e os níveis de cortisol em um grupo de crianças de oito anos de idade. Os 252 participantes usavam dispositivos do acelerômetro em seus pulsos para medir a atividade física. Amostras de saliva foram retiradas para medir os níveis de cortisol. Para medir as reações ao estresse, as crianças tiveram que fazer tarefas de aritmética e contar histórias.

O estudo é o primeiro a encontrar uma ligação entre a atividade física e as respostas de hormônio do estresse em crianças, segundo os pesquisadores.

As crianças foram divididas em três grupos, as mais ativas, intermediárias e menos ativas. Os resultados mostraram que os níveis de cortisol das crianças mais ativas foram os menos reativos a situações estressantes. "Claramente, há uma ligação entre o bem-estar mental e o bem-estar físico, mas a natureza da conexão não é bem compreendida. Estes resultados sugerem que o exercício promove a saúde mental através da regulação da resposta do hormônio do estresse a estressores", conclui Martikainen.

A pesquisa foi publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net
Autor da Foto: Oregonzoo

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581