.
 
 
Formação de Tutores da Rede Amamenta Brasil
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/07/2009

Formação de Tutores da Rede Amamenta Brasil

Atenção básica vem sendo implantada em Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) finaliza nessa sexta-feira, 10, o curso de Formação de Tutores da Rede Amamenta Brasil, que é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na atenção básica e vem sendo implantada em Porto Alegre. Promovido em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde no Hotel Continental, o curso tem duração de 40 horas e irá capacitar 12 tutores municipais e 12 estaduais para atuarem em oficinas de trabalho nas unidades de saúde. As unidades inscritas que garantirem a participação de 80% da equipe na oficina de trabalho serão certificadas pelo Ministério da Saúde e integrarão a Rede Amamenta Brasil.

 

Capacitação das Unidades de Saúde que irão integrar a Rede Amamenta Brasil. Local: Centro de Saúde Modelo
Foto: Cristine Rochol/PMPA

 

Capacitação das Unidades de Saúde que irão integrar a Rede Amamenta Brasil. Local: Centro de Saúde Modelo
Na foto: Participantes realizaram dramatização de atendimentos.
Foto: Cristine Rochol/PMPA
 
No curso, são desenvolvidas oficinas de trabalho com duração de 6 horas. A Unidade de Saúde da Família Modelo (USF), localizada na Rua Jerônimo de Ornelas, 55, bairro Santana, está entre as 15 que serão capacitadas pela rede. Nesses espaços, os tutores promovem a discussão da prática do aleitamento materno no contexto do processo de trabalho das unidades básicas de saúde e a pactuação de ações de promoção, proteção e apoio ao ato de amamentar, de acordo com a realidade de cada unidade. “Na USF Modelo, o índice de amamentação de crianças com zero a seis meses chega a 67,3%. O vínculo das mães com a equipe de Saúde da Família é muito importante, pois elas recebem orientação e acompanhamento desde a gestação até o preparo para amamentar após o parto”, explica a enfermeira e coordenadora da unidade, Maria de Lurdes Marchesan.
 
Capacitação
 
Segundo a coordenadora das Ações de Aleitamento Materno da SMS, Carmen Lucia Salvador Stein, a inserção das unidades de saúde na Rede Amamenta Brasil irá qualificar ainda mais o trabalho de incentivo e promoção do aleitamento materno em Porto Alegre. “O aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses, complementado com alimentação adequada até dois anos ou mais, favorece o crescimento da criança, que ganha em qualidade de vida e enfrenta menor risco de adoecer, estreitando ainda mais o vínculo afetivo com a mãe”, afirma.
 
Amamentação
 
A mãe do menino Pedro Henrique, de dois meses, Renata Assumpção dos Santos, 31 anos, comemora os resultados da amamentação do filho, que nasceu com 3,2 quilos e já dobrou de peso com a ingestão de leite materno. “Ele mama toda hora e é uma criança sadia. Sei que o leite materno é importante para a saúde dele”, conta, satisfeita.
 

 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581