.
 
 
Enfermeiras têm papel crítico na prevenção de doenças não transmissíveis
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/03/2013

Enfermeiras têm papel crítico na prevenção de doenças não transmissíveis

Relatório mostra que profissionais de enfermagem têm experiência prática para reduzir índice de mortes no mundo

Enfermeiras e parteiras podem desempenhar um papel crítico na redução do risco de doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes, de acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de coautoria da UCLA.

A pesquisa mostra que essas quatro doenças não transmissíveis somam 60% de todas as mortes no mundo.

"A carga global de doenças não transmissíveis já é elevada e continua a crescer em todas as regiões do mundo. As enfermeiras e parteiras têm a experiência para ajudar os indivíduos e as comunidades a melhorarem os resultados de saúde", afirma a coautora do relatório Linda Sarna.

Sarna aponta que, como enfermeiras e parteiras representam mais de 50% de todos os prestadores de cuidados de saúde na maioria dos países, elas são candidatas lógicas para afetar as mudanças de estilo de vida entre os pacientes e aumentar a conscientização sobre a saúde. "No mundo todo, existem mais de 19 milhões de enfermeiras e parteiras", afirma Sarna.

O relatório de 38 páginas emitido pela OMS destaca intervenções de enfermeiras que reduziram fatores de risco como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e dietas pouco saudáveis. "Os exemplos contidos no relatório são atividades comprovadas que os profissionais de enfermagem podem começar a fazer hoje para fazer ter um impacto significativo com seus pacientes e na sua comunidade. Muitas das intervenções ainda reduzem os custos e melhoram a qualidade do atendimento", observa a coautora.

Segundo o relatório, o controle do tabaco tem sido uma das áreas com mais oportunidades perdidas. O uso do tabaco é a principal causa evitável de morte nos Estados Unidos e no mundo, e é o fator de risco que leva a todas as quatro categorias de doenças não transmissíveis. Estudos de intervenção de enfermagem apoiam a ideia de que os enfermeiros podem desempenhar um papel importante em ajudar os fumantes a parar.

Conforme os papéis e responsabilidades da profissão de enfermagem continuam a evoluir em muitos países, o relatório da OMS valida a importância da função dos enfermeiros e parteiras não apenas no atendimento de pacientes em momentos de necessidade, mas também na prevenção. A este respeito, o relatório tem a intenção de incentivar as escolas de enfermagem a oferecer um currículo que aborda o papel do enfermeiro no aconselhamento de pessoas sobre comportamentos insalubres e incentivando opções de vida inteligentes.

Veja o relatório na íntegra (em inglês)


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581