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Turismo de Saúde da Capital assina acordo pioneiro no país
 
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25/03/2013

Turismo de Saúde da Capital assina acordo pioneiro no país

Contrato possibilita atendimento a pacientes estrangeiros credenciados

O cluster Porto Alegre Health Care (PAHC), organização público-privada pioneira do gênero no Brasil no segmento de Turismo de Saúde, assinou na última sexta-feira, 22, o primeiro acordo comercial em grupo do país com uma seguradora de saúde internacional para atender o grupo de hospitais que formam o cluster: Complexo Hospitalar Santa Casa, Moinhos de Vento, Sistema de Saúde Mãe de Deus e São Lucas da PUC-RS. A seguradora é a Seven Corners, com sede em Indianápolis (Indiana-EUA), a quarta maior do mercado norte-americano e uma das mais experientes seguradoras internacionais de saúde, responsável pelo atendimento de 200 mil viajantes em todo o mundo.

A assinatura ocorreu em café da manhã com a imprensa na presença do prefeito em exercício, Sebastião Melo, do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, do presidente do Conselho Deliberativo do PAHC e vice-presidente da Federasul, Carlos Biedermann, da representante da Seven Corners Kellee Hinshaw, dos superintendentes e diretores das quatro instituições hospitalares. O contrato possibilitará aos hospitais do PAHC atender, em suas especialidades, pacientes de qualquer país do mundo credenciados junto à seguradora.

Excelência - "A saúde é um desafio mundial. Por isso é de extrema importância o convênio assinado hoje, que além de oferecer tratamento médico para pessoas de outros países, também contribui para a consolidação de Porto Alegre como uma referência no turismo brasileiro”, afirmou o prefeito em exercício no evento de assinatura. Além de destacar o modelo de organização e de gestão compartilhada adotada pelo cluster, o presidente do Conselho Deliberativo do PAHC avaliou o contrato firmado em grupo pelos hospitais como “fundamental para a efetivo posicionamento de Porto Alegre como polo nacional de excelência em saúde e de atração de turistas para tratamento médicos em outros países”.

Durante esta semana, a equipe da Seven Corners, liderada pela executiva Kellee Hinshaw, realizou visitas a todos os hospitais do PAHC. “Ficamos muito impressionados com o sistema de acolhimento, a tecnologia e a capacidade técnica do corpo médico. O que vimos em muitos aspectos supera o que temos nos Estados Unidos”, garantiu a executiva.

Prioridade - A relação comercial estabelecida pelo cluster ocorre depois de três anos de ações conjuntas dos hospitais e a Secretaria Municipal de Turismo na constituição, organização, planejamento e promoção internacional do PAHC, processo iniciado em 2010 visando o ingresso de Porto Alegre no disputado mercado mundial das viagens para tratamento de saúde em outros países. “Este é um passo histórico, o cluster de Turismo de Saúde de Porto Alegre chega a um momento de maturidade e inicia agora uma jornada mais sólida”, avaliou Luiz Fernando Moraes, lembrando que a partir deste ano o segmento de Turismo de Saúde entra para as prioridades do Ministério do Turismo e da Embratur. “O pioneirismo da capital gaúcha em criar um cluster e fazer um acordo comercial coletivo com uma operadora estrangeira de atuação internacional contribuiu para isso”, afirmou.

Credenciamento - Os hospitais do PAHC possuem credenciamento internacional para atuar neste segmento. A acreditação é como um passaporte para o mercado, concedida a partir da avaliação imparcial efetuada por entidade independente, tecnicamente capacitada, dos serviços ou produtos ofertados, certificando-os por seguir protocolos padronizados e eficazes. Os hospitais Mãe de Deus, Moinhos de Vento e da Criança Santo Antônio da Santa Casa já conquistaram a certificação Joint Commission International (JCI). Recentemente, o Hospital São Lucas recebeu a acreditação da Surgical Review Corporation para seu Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica, uma das grandes especialidades do hospital.

Mercado - Segundo estudo da Deloitte Development, cerca de 1,6 milhão de norte-americanos viaja anualmente para tratamentos médicos que associem alta qualidade e custos menores, além da possibilidade de usar a diferença de preço para combinar o tratamento com turismo de lazer ou férias. O gasto médio do turista em viagem para tratamento de saúde, segundo a consultoria, é de 16 mil dólares, dos quais 40% com o tratamento médico e 60% com atividades turísticas, como hospedagem e alimentação. Países como Hungria, México, Costa Rica, Índia, Tailândia, Malásia, Cingapura e África do Sul são hoje os principais destinos mundiais em turismo médico procurados por norte-americanos e canadenses.

No Brasil, o segmento ainda é incipiente, mas um dos principais fatores de atração é o preço, de 30% a 50% inferior em relação a países como Portugal e Espanha, e até 70% menor na comparação com os Estados Unidos. Estima-se que os pacientes gastam entre US$ 40 mil e US$ 50 mil (R$ 64 mil e R$ 81 mil), incluindo despesas com familiares e hospedagem do próprio paciente na rede hoteleira.  


Autor: Manuel Petrik
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: Ricardo Giusti - PMPA

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