.
 
 
Associação Gaúcha de Radiologia alerta para cuidado com segurança em exames de Ressonância Magnética
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/03/2013

Associação Gaúcha de Radiologia alerta para cuidado com segurança em exames de Ressonância Magnética

Por contar com campos magnéticos elevados procedimentos exigem uma rotina de cuidados

Modalidade cada vez mais atuante nos centros de diagnóstico por imagem, a Ressonância Magnética apresenta tecnologia em crescente desenvolvimento e cada vez mais presente na prática clínica. Devido a sua alta capacidade de diferenciação de tecidos, a técnica tornou-se fundamental na investigação de doenças ao fornecer uma imagem precisa do interior do corpo humano.

- Devido aos mecanismos físicos (físicos de Física) envolvidos na técnica, uma avaliação de segurança rigorosa deve ser conduzida antes do paciente entrar em sala para realizar o exame. O equipamento de Ressonância Magnética apresenta elevado campo magnético, comportando-se basicamente como um grande imã, inspirando cuidados com materiais que possam ser atraídos; bem como utiliza Radiofrequência para formar imagem, a atenção deve ser dada a materiais que possam aquecer durante o exame - comenta a física Bruna Bressan Valentini

Em relação ao campo magnético estático do equipamento, os riscos podem ser classificados entre: interação do magneto com materiais ferromagnéticos, como alguns implantes metálicos e objetos que possam entrar inadvertidamente dentro da sala do equipamento, como uma enceradeira; e a interação de materiais sensíveis ao campo magnético, como marcapassos e neuroestimuladores. Via de regra, qualquer pessoa que possua estes implantes não deve se aproximar da sala do magneto. O forte ruído produzido pelo exame requer a utilização de fones de ouvido ou protetores auriculares.

- A aplicação de pulsos de Radiofrequência pode ocasionar em queimaduras se cuidados não forem tomados. Objetos metálicos desnecessários devem ser evitados dentro de sala, e ao paciente deve ser solicitado que coloque roupa apropriada e guarde objetos metálicos como celular, jóias, chaves, moedas, por risco de aquecimento durante o exame - completa Bruna.

Nunca deve se assumir que determinado material ou implante médico é compatível com ambiente de Ressonância Magnética sem que todas as informações necessárias para a tomada de decisão estejam disponíveis. Atualmente já existem equipamentos médicos, como carros de anestesia, infusores de medicamentos e macas de transporte, seguros para a utilização dentro de uma sala de Ressonância Magnética. Grande parte dos implantes médicos utilizados na atualidade são seguros para realização do exame, mas em caso de dúvidas o site http://www.mrisafety.com apresenta informações úteis quanto a segurança de diversos materiais médicos.

Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista. 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581