.
 
 
Agendamento eletrônico de consultas avança para 16 unidades
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/04/2013

Agendamento eletrônico de consultas avança para 16 unidades

Novo sistema garante acolhimento diário a todos os pacientes e termina com filas

Oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) e oito Unidades de Saúde da Família (USF) mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre já estão habilitadas para o agendamento eletrônico de consultas. Este novo sistema, que faz parte da informatização da rede municipal de saúde, termina com as filas para obtenção de fichas de consultas e permite que a marcação de datas e horários seja feita a qualquer hora do dia.

Além do avanço tecnológico, as unidades capacitadas para o agendamento eletrônico também adotam uma nova maneira de acolhimento. Todas as pessoas que procuram assistência são atendidas e conduzidas para o serviço que melhor satisfaça as suas necessidades naquele momento.

Se a avaliação indica que é preciso uma consulta médica, é feita a marcação. Se não, o paciente é orientado conforme sua real necessidade, que às vezes pode ser, por exemplo, de acompanhamento nutricional ou de participação em grupos de apoio, como os que auxiliam fumantes a abandonar o cigarro. O certo é que ninguém vai embora sem ser ouvido pela equipe.

A primeira unidade da atenção primária a adotar o agendamento eletrônico foi a UBS Bananeiras, no início de agosto do ano passado. As mais recentes foram a UBS Diretor Pestana e as USF Alto Embratel, Mato Grosso, Nossa Senhora de Belém e Orfanatrófio, que iniciaram o sistema agora em março. As outras já habilitadas são as UBS Bom Jesus, Tronco, Vila dos Comerciários, Vila Cruzeiro, 1º de Maio e Mapa, e as USF Santo Alfredo, Ernesto Araújo, Jardim Carvalho, Morro da Cruz, São Gabriel, Nossa Senhora das Graças, Cruzeiro do Sul e Divisa. Gradativamente, o novo modelo estará implantado em todas as 55 UBS e 88 USF. A meta é garantir acesso facilitado e humanizado aos serviços de saúde.

O processo de informatização dos órgãos municipais de saúde começou em janeiro de 2011. Atualmente, 70% da rede está conectada online - quando a média brasileira é de apenas 17%. Em 2010, somente 26 unidades de saúde municipais contavam com internet. Hoje, 60% dos 5.570 leitos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre são 100% regulados pelo sistema informatizado. A inovação trouxe resultados expressivos também na redução da espera por consultas com médicos especialistas - que são agendadas depois de os pacientes serem avaliados primeiro por clínico geral em UBS ou USF. Em 80% das 189 subespecialidades oferecidas, a espera para atendimento é inferior a 30 dias.  


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581